Associados comemoram os 58 anos do Arcos Clube

Associados comemoram os 58 anos do Arcos Clube

Trajano Faria, Edgar Faria, Augusto Batista da Silva (“Batista Alfaiate”), João Caetano Sobrinho (Nonô Caetano), João Batista Gomes Filho (“Dico Padeiro”), Clóvis Veloso, Alaor Vilela.

Esses nomes merecem destaque, afinal, foram os idealizadores do Arcos Clube, no final da década de 1960, quando havia apenas um espaço público em Arcos onde aconteciam os bailes da cidade, mas que se tornou pequeno para tanta gente que ia ouvir o “som da radiola”.

Com a conquista de um novo espaço, na rua Getúlio Vargas, Dr. Moacir Dias de Carvalho, “Batista Alfaiate”, Trajano Faria, AntônioCardoso e outros venderam as primeiras 200 cotas para iniciar as obras do novo clube.

A fundação do Arcos Clube foi em 16 de abril de 1967, permanecendo no mesmo endereço desde então, mas com várias reformas e ampliações ao longo desses 58 anos.

Cada presidente deixou sua “marca” naquele espaço. Alguns mais entusiasmados e ousados conquistaram os aplausos dos associados, ao verem seus investimentos utilizados para a garantia do que buscam naquele espaço: bem-estar, lazer, entretenimento, atividade física, qualidade de vida, segurança.


Iniciativas das gestões 2021/2023 e 2024/2026 até então, presididas por Lucas Macedo

Lucas de Sousa Macedo assumiu a presidência do clube em 2021, tendo concluído essa primeira gestão em 2023. Com nova aprovação dos sócios, foi reeleito para a gestão 2024 a 2026. Ao longo desses anos, foram inúmeras as realizações da atual diretoria.

Na liderança, Lucas Macedo tem um olhar cuidadoso e atento a cada detalhe do espaço físico, sempre observando o que precisa ser feito e o que pode ser melhorado.

O presidente também está atento às demandas dos frequentadores no que se refere às atividades que eles desejam praticar, assim como outras opções de lazer e entretenimento. Afinal, o bem-estar do associado é primordial.

Veja algumas iniciativas da atual diretoria


Construção da sala “Espaço Corpo e Mente” no segundo pavimento; 

Reforma/Reconstrução do Salão Nobre do Arcos Clube;

Compra de equipamentos para a academia;

Compra de novas tendas para a área da piscina, para substituição das antigas;

Ampliação e cobertura da quadra de esportes;

Compra de brinquedos para o playground;

Aquecimento da piscina infantil; 

Instalação de reconhecimento facial na recepção;

Instalação de câmeras;

Investimento no paisagismo do jardim da entrada;

Investimento em acessibilidade com a construção de novo acesso/escada para         as aulas de balé;

Construção de rampa de acessibilidade para o bar;

Substituição dos telhados do palco e do salão nobre;

Aulas de Muay thai e Jiu-jítsu;

Realização de campeonatos de Futsal, Vôlei, Basquete e Natação;

Substituição dos armários das saunas;

Recepção anual dos assistidos pela APAE (Associação dos Pais e Amigos dos         Excepcionais) em Arcos;

Chopada no aniversário do Arcos Clube; 

Compra do espaço de lazer “Águas do Paraíso”.

Arcos Clube oferece 20 atividades para promover saúde, lazer e integração entre os associados

Com o compromisso de promover lazer, bem-estar e integração entre os associados, a diretoria do Arcos Clube oferece uma programação diversificada de atividades que contempla todas as idades e interesses. São opções que vão desde modalidades esportivas e lutas, até aulas de dança, música, cuidados com a saúde e práticas voltadas à qualidade de vida. Tudo isso com o objetivo de fortalecer os laços entre os sócios e valorizar o espírito de convivência, marca registrada da atual gestão.

Academia
Aula de forró
Aula de violão
Balé 
Fisioterapia
Basquete 
Futsal
Hidroginástica
Intense fit (hiit)
Natação
Pilates
Sauna
Yoga
Dança mix (zumba)
Muay thai
Jiu-jítsu infantil 
Aulas de vôlei 
Crossfit
Jazz
Jump

O contexto em que foi criado o Arcos Clube na década de 1960

Em 1967 os brasileiros ouviam Frank Sinatra, Beatles, Roberto Carlos, Wanderléa, Caetano Veloso, Milton Nascimento e tantos outros ícones. O país vivenciava o terceiro ano de Ditadura Militar (1964 a 1985) – ou Revolução Militar, na definição de quem apoiava o regime. O país era governado pelo gaúcho Arthur da Costa e Silva.

O prefeito de Arcos era Edgar Faria (segunda gestão). Ele investiu no calçamento da cidade, em escolas e outras importantes iniciativas. Quase uma década antes, em 1959, já havia intenso processo de industrialização no Município, conforme consta no livro História de Arcos, de Lázaro Barreto (1992). A Companhia de Cimento Portland Itaú, do Grupo Votorantim, de São Paulo, foi instalada na cidade em 1961.

Nesse contexto político, econômico e cultural foi fundada a Sociedade Recreativa de Arcos (Arcos Clube), em 16 de abril de 1967.
O professor aposentado Janer José de Faria, hoje com 79 anos, tem registros arquivados em pastas e lembranças curiosas da época da fundação e de outros anos marcantes para a associação. As informações a seguir foram relatadas por ele, que é sócio-fundador.

Os idealizadores

O Arcos Clube foi criado como opção de lazer para a juventude da época. Antes de 1952, praticamente não existiam opções para diversão em Arcos. As festas, geralmente chamadas “horas dançantes”, eram improvisadas em casas de famílias e também no salão do antigo “Bar Triângulo”, na praça Olívio Vieira de Faria, imóvel que atualmente é ponto de comércio.

Anos depois, foi fundado um clube no antigo imóvel situado na esquina da rua São Geraldo com rua Getúlio Vargas, onde atualmente funciona uma ótica. No local, que foi alugado por um grupo de sócios, fundou-se a sociedade “Arcos Recreativo Clube”, onde aconteceram os primeiros bailes da cidade, ao som de radiola.

O salão era bastante frequentado e tornou-se pequeno. Foi então que um grupo de frequentadores do espaço decidiu criar a Sociedade Recreativa Arcoense (Arcos Clube). Dentre eles estavam: Trajano Faria, Edgar Faria, Augusto Batista da Silva (“Batista Alfaiate”), João Caetano Sobrinho (Nonô Caetano), João Batista Gomes Filho (“Dico Padeiro”), Clóvis Veloso, Alaor Vilela.
No imóvel onde foi construído o Arcos Clube funcionava a fábrica de laticínios Santa Matilde, que havia sido fechada e seria demolida. Nos registros guardados por Janer Faria é relatado que Dr. Moacir Dias de Carvalho, Augusto Batista da Silva, Trajano Faria e outros resolveram comprar a fábrica, que estava desativada. Na ocasião, abriram concorrência para a demolição. “Foi então que o comerciante Pedro Rodrigues Rocha ofereceu Cr$700 mil e foi aceito. Passados três meses o terreno estava limpo. Dr. Moacir, Augusto Batista, Trajano Faria, Antônio Cardoso e outros venderam as primeiras 200 cotas para iniciar as obras do novo clube. Sua fundação foi em 16 de abril de 1967”, conforme relato manuscrito. Os sócios que assinaram a primeira ata de fundação do clube são referenciados como “proprietários fundadores” (sócios-fundadores).

Os presidentes ao longo de mais de meio século

O primeiro presidente do Arcos Clube, de 1967 a 1976, foi o cirurgião-dentista Moacir Dias de Carvalho, que foi prefeito de Arcos na gestão março de 1946 a janeiro de 1947.

Em seguida, Hilda Borges de Andrade, que também foi prefeita de Arcos nas gestões 1989/1992 e 1997/2000, assumiu a presidência e ficou de 1977 a 1986.

Veja a lista de todos os presidentes:

Moacir Dias de Carvalho: de 1967 a 1976;

Hilda Borges de Andrade: 1977 a 1986;

Wander Maia: 1987 a 1988;

José Maria Alves: 1989 a 1990 e 1999 a 2000;

João Teixeira da Silva: 1991 a 1993;

Adilson Nogueira Leão: 1994 a 1998 e 2001 a 2003;

José Geraldo Borges: 2004 a 2008;

José Antônio da Cunha: 2009 a 2010;

Willian Alves Teixeira: 2011 a 2012;

Antônio Claret de Castro: 2012 a 2014;

Rogério Alves Teixeira: janeiro a junho de 2016;

Elezir de Araújo Couto Azevedo: 2015 a 2016;

Hailton Mori: outubro de 2016 a 2018;

Plábio Faria (Nêgo): 2019 a 2021;

Lucas de Sousa Macedo: 2022 a 2023

Lucas de Sousa Macedo: 2024 a 2026

Referência: Esse relato histórico tem como fonte o Informativo publicado no aniversário de 50 anos do Arcos Clube, em julho de 2017, uma iniciativa da Diretoria do Arcos Clube (Gestão Outubro/2016 a 1018 – presidida por Hailton Mori). As informações foram relatadas por Janer Faria.

Arcos Clube adquire espaço de lazer Águas do Paraíso


A atual diretoria do Arcos Clube está investindo na compra da fazenda Loanda, sede do clube Águas do Paraíso, que fica a aproximadamente 12 km da área urbana de Arcos, um trajeto que pode ser percorrido em menos de 30 minutos, a partir da avenida Progresso.

Paisagens naturais, lagoas, piscinas e infraestrutura completa tornam o ambiente ideal para quem busca lazer e entretenimento ao ar livre. “Pesque e pague”, área de camping e casas para temporada são outras opções.

A diretoria do Arcos Clube está estudando um projeto que contempla melhorias no espaço e a comercialização de cotas. Com a manutenção a partir dessa iniciativa, a intenção é tornar o local ainda mais atrativo e agradável. Grandes planos estão sendo desenvolvidos para a área e serão apresentados no momento oportuno.

Mais que um clube: um espaço de convivência e qualidade de vida para todas as idades