Crianças e adolescentes devem ser vacinados nos PSFs de Arcos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), iniciou a Campanha de Multivacinação 2025 na última segunda-feira, 6 de outubro, que prosseguirá até dia 31 de outubro.
O Dia D de mobilização será no sábado (18/10). Em Arcos, será realizado em todos os PSFs (Programas de Saúde da Família – Postos), das 8h às 16h.
De acordo com divulgação da Agência Minas de Notícias feita dia 06, o objetivo é atualizar a caderneta de vacinas, reduzir riscos de doenças imunopreveníveis e fortalecer a proteção coletiva.
Público prioritário
Crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Todos os responsáveis devem levar a caderneta para conferência.
Vacinas
BCG, hepatite B, poliomielite, rotavírus, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e HPV, além dos reforços previstos em diferentes idades.
Ainda de acordo com a Agência Minas de Notícias, dados parciais de 2025 mostram que o Estado já aplicou mais de 11 milhões de doses, superando o total registrado em 2024.
Desde 2023, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais já investiu R$ 165 milhões para estimular municípios a promover a vacinação em escolas, creches e ações extramuros.
Há também os vacimóveis, veículos adaptados para vacinação. Eles percorrem praças, eventos e áreas de difícil acesso.
De acordo com divulgação do Ministério da Saúde, doenças como a poliomielite e o sarampo ainda são endêmicas em outros países, o que reforça a necessidade de manter elevadas coberturas vacinais em todo o território nacional.
A partir de 2015, foram observadas baixas coberturas, motivando o Ministério da Saúde (MS) a incorporar novas abordagens. O MS informa que a análise recente das coberturas vacinais evidencia avanços significativos no País, com destaque
para o período a partir de 2023.
O CCO solicitou o número de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, de Arcos, que estão com o cartão desatualizado. No entanto, a Secretaria de Saúde não tem essa relação. O Município está seguindo as instruções do MS.



