Geovana, arcoense, é uma sobrevivente de violência doméstica

28/08/2025 - 10:10
28/08/2025 - 13:18
 0
Geovana, arcoense, é uma sobrevivente de violência doméstica

A vereadora Jaiane Soares está realizando uma campanha de conscientização com o intuito de tentar evitar atos de violência doméstica.

Durante a reunião na Câmara Municipal de Arcos na última segunda-feira, 25, ela contou a história da arcoense Geovana Paula Rodrigues, de 27 anos, que foi atingida, pelo próprio marido, por vários disparos de arma de fogo, resultando em 13 perfurações, inclusive na cabeça e no olho esquerdo. 

O fato ocorreu no dia 15 de janeiro de 2025, em Divinópolis. Ela ficou internada em UTI e continua passando por um processo de reabilitação. 

No vídeo recente divulgado pela vereadora Jaiane, Geovana aparece assentada em um leito hospitalar da Santa Casa de Arcos, relatando o fato.

Assista ao vídeo: 


Agosto Lilás

O Projeto de Lei Ordinária 2025/2025, de autoria da vereadora Jaiane Soares, foi aprovado na Câmara de Arcos dia 25 de agosto, instituindo a campanha “Agosto Lilás” – Lei Geovana Paula Rodrigues. 

Números da violência doméstica em Arcos

Neste ano de 2025, até 31 de julho, 127 mulheres – moradoras de Arcos – solicitaram medidas protetivas. 

Em todo o ano de 2024 foram feitas 213 solicitações; e em 2023, 153. Quanto às ocorrências de violência doméstica registradas pela Polícia Civil, também em Arcos, foram 92 de janeiro a 31 de julho de 2025, 131 em 2024 e 156 em 2023. 
Já a Polícia Militar registrou 355 ocorrências do tipo, neste ano de 2025 até 
31 de julho, somadas as de visitas tranquilizadoras.

Em 2024 foram 434 ocorrências, somadas as de visitas tranquilizadoras; e em 2023, 500 ocorrências, também somadas as de visitas tranquilizadoras.
Portanto, os números são crescentes, demonstrando a real necessidade de conscientização.

Esses dados foram enviados à vereadora Jaiane Soares, que fez a divulgação na Câmara.