Mais de 5 mil registros ativos de inadimplência em Arcos

Mais de 5 mil registros ativos de inadimplência em Arcos

Dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostram 5.562 registros ativos de inadimplência em Arcos nos últimos cinco anos (outubro de 2020 até outubro de 2025), totalizando mais de R$ 7 milhões (R$ 7.192.070,12) em valores devidos.

O CCO teve acesso a esses números no dia 9 de outubro, ao solicitá-los à ACE/CDL (Associação Comercial e Empresarial / Câmara de Dirigentes Lojistas) de Arcos. Referem-se a todo o Município, não apenas às empresas associadas à ACE/CDL.

Em outubro de 2024 havia 1.242 registros. Em outubro de 2025, o número subiu para 1.256 — um aumento de 14 registros ativos em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a base de dados do SPC Brasil, os setores varejistas são os que apresentam maior índice de inadimplência no município, com destaque para empresas de vestuário, cama, mesa, brinquedos etc.

É possível acompanhar a evolução da inadimplência de outubro de 2020 até outubro de 2025.  Os números são crescentes a cada ano.

2020: 206 registros
2021: 848 registros
2022: 943 registros
2023: 1.067 registros
2024: 1.242 registros
2025: 1256 registros


Mais de 6 mil registros recuperados

A ACE/CDL informa que nesse período foram recuperados 6.942 registros, “evidenciando a importância do uso do sistema de negativação como ferramenta eficaz na recuperação de crédito e fortalecimento da economia local”.

As entidades, que são representantes de empresas de Arcos, destacam que o sistema de negativação oferecido em parceria com o SPC Brasil é um importante aliado na recuperação de crédito. “Além de reduzir
prejuízos, ele fortalece a responsabilidade financeira e contribui para um comércio
local mais sólido e sustentável”.

As informações foram encaminhadas ao CCO por Gilson Silva, que trabalha no Setor Financeiro da ACE/CDL.