Vereador solicita informações ao prefeito sobre notificações aos proprietários de terrenos sujos em Arcos

Fev 14, 2024 - 19:37
Fev 14, 2024 - 20:02
 0
Vereador solicita informações ao prefeito sobre notificações aos proprietários de terrenos sujos em Arcos
Foto: Arquivo Jornal CCO

Está na Pauta da reunião da Câmara de Arcos que acontecerá amanhã, dia 15 de fevereiro, um Requerimento de autoria do vereador Ronaldo Ribeiro a ser encaminhado ao Executivo Municipal.

A correspondência é direcionada ao prefeito Claudenir José de Melo, solicitando que, por meio do Setor competente, seja informada a quantidade de notificações que foram realizadas pelo Executivo aos proprietários de lotes e terrenos sujos para que fosse providenciada limpeza dos imóveis, no período entre o ano de 2021 e 2024.

O requerimento tem data de 7 de fevereiro e será apresentado durante a reunião de amanhã. O vereador cita a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e Lei Municipal nº 2.888/2018. A situação atual do Requerimento está descrita da seguinte forma: “Aguardando apresentação e deliberação no Pequeno Expediente”. Será enviado ao prefeito depois da leitura e aprovação em plenário amanhã.

CCO já solicitou informações relativas ao final de 2023, mas Governo Municipal ainda não encaminhou

No final de novembro/2023, o CCO produziu matéria relacionada ao mato nos lotes, informado que o Município notificou 29 proprietários, porém, a Redação não recebeu informações sobre o resultado da ação.  

Veja as perguntas que fizemos ao Governo Municipal, nos setores responsáveis, no dia 14 de novembro/2023: Quantos, dos 29 proprietários notificados, providenciaram a limpeza?

Todos os demais já receberam o boleto para pagamento da multa?

Qual o valor da multa, na data de hoje?

A Prefeitura ficará responsável pela limpeza desses lotes cujos proprietários não limparam?

Até então, 14 de fevereiro de 2024, o CCO continua aguardando as informações.

Na mesma matéria, o CCO lembrou à população de Arcos que Prefeitura está autorizada a providenciar limpeza e cobrar do infrator. O Índice Sistemático do Código Municipal de Posturas - Lei n° 2.253, postada no site da Prefeitura de Arcos no dia 29 de outubro de 2015, traz as seguintes orientações, no que se refere aos Lotes e Limpeza:

Art. 105 — Os proprietários de terrenos edificados ou não, que não os mantiverem limpos, serão notificados pela Administração Municipal a fazê-lo no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias. No I° parágrafo do artigo consta que os terrenos devem ser mantidos “sem entulho de qualquer natureza; sem lixo de qualquer natureza, que coloque em risco a saúde da população; sem vegetação não cultivada; sem nenhum tipo de construção”.

Art. 106 - Se no prazo notificado o proprietário não providenciar a execução ou conclusão dos serviços, será expedida guia de multa equivalente e a Administração Municipal poderá efetuar o serviço, diretamente ou por terceiros, cobrando do infrator o preço respectivo, que será lançado na guia do IPTU subsequente. Parágrafo Único - Decorrido o prazo, o débito será inscrito na Dívida Ativa, na forma da legislação em vigor.

Art. 107 - Caso haja oposição do proprietário, dificultando ou impedindo a ação do Poder Público, será requisitada força policial para assegurar a execução dos serviços. https://www.jornalcco.com.br/terrenos-sujos-prefeitura-de-arcos-esta-autorizada-a-providenciar-limpeza-e-cobrar-do-infrator

Espaços públicos e privados

No último dia 5 de fevereiro, o Governo Municipal fez uma divulgação com o título: “Arcos limpa/Cuide da cidade com a gente”, onde estão os contatos da Ouvidoria e da Polícia Ambiental para denúncias. Com isso, perguntamos ao Governo Municipal quais serão as providências adotadas pela Prefeitura ao receber as denúncias. Também voltamos a perguntar sobre a Notificação Coletiva feita em 2023 direcionada a 29 proprietários de lotes. Perguntamos novamente se todos eles providenciaram as capinas e limpezas e, caso contrário, quais foram as providências adotadas pela Prefeitura. 

Raiz de árvore exposta, calçamento precisando de reparos e troncos ainda enraizados (desde dezembro de 2023) 


Argumentamos, ainda, sobre locais cuja limpeza é de responsabilidade da Prefeitura, a exemplo das praças da cidade. Na pista de caminhada do bairro Jardim Bela Vista, onde tem academia popular e parquinho infantil, foi feita a remoção de galhos e troncos caídos, assim como capina, em dezembro de 2023, mas o serviço não foi concluído. O local continua precisando de reparos e manutenção na limpeza. Raízes de árvores estão expostas e partes do calçamento continuam destruídas desde o dia 29 de outubro de 2023, quando houve um temporal e várias árvores foram arrancadas pelo vento. O cenário é desagradável e triste, considerando a questão ambiental.    

Já a praça que fica na avenida Laura Andrade foi totalmente limpa e permanece com visual agradável.

Ações realizadas em janeiro de 2020

Em dezembro de 2019, o então prefeito, Denilson Teixeira, também realizou Notificação Coletiva solicitando que todos os proprietários de lotes e terrenos em Arcos realizassem a limpeza e capina dos imóveis em um prazo de 10 dias. No dia 30 de dezembro daquele ano foi finalizado o prazo e iniciada a aplicação da multa aos proprietários que não limparam seus lotes e terrenos. De acordo com informações divulgadas pelo Setor de Postura Municipal naquela época, até o dia 29 de janeiro de 2020, aproximadamente 400 proprietários foram multados. Também foi relatado ao CCO que até a mesma data, toda a região central havia sido fiscalizada, assim como toda a região dos bairros Jardim Bela Vista, São Judas Tadeu, Calcita, Sion, Mangabeiras e Buritis. Essas informações foram publicadas pelo CCO em 2020.