Vereadores eleitos em Arcos: Jaiane Soares tem projetos para beneficiar mulheres e crianças
Ela fala sobre a necessidade da criação da Casa do Autista, além de ideias relacionados aos animais, ao meio ambiente e outros
A veterinária Jaiane Fátima Soares (Republicanos), 35 anos, moradora do bairro Santo Antônio, será vereadora em Arcos a partir de 2025.
Foi eleita no partido do prefeito eleito, Wellington Roque, o que não significa que ela será uma vereadora “de situação”.
“Apoiei o Wellington porque acredito que ele realmente tem propostas para ajudar nossa população, mas fui eleita pelo povo de Arcos para representar o povo, não para abaixar a cabeça para o prefeito. Então, no que eu concordar com ele, ele vai ter todo o meu apoio; no que eu não concordar, eu não vou concordar. Sou dona do meu voto e vou defender o anseio da população”, salienta.
Ela diz que se surpreendeu com a expressiva votação, 536 votos, considerando que nunca trabalhou em serviço público e essa foi sua primeira candidatura.
É arcoense, filha de Luzia Ferreira do Couto e Jamir Soares dos Reis. É casada com Leonardo Trindade Ituassu. O casal tem uma menina de 3 anos, a Helena. Jaiane menciona também os enteados: Luísa (12 anos) e Mateus (14 anos).
Além de exercer a profissão de veterinária em sua clínica, também tem um pet shop; está no mercado há oito anos.
Jaiane diz que sempre se interessou por política, desde pequena, quando observava o pai, que foi vereador de 2000 a 2016. Ela esperava o momento certo para agir: depois de se estabilizar profissionalmente e na vida familiar, para ter tempo disponível.
Outra influência na vida dela foi Paulo Marques de Oliveira, que foi prefeito de Arcos de 1977 a 1983 e vereador de 2004 a 2008, quando o pai dela também era vereador. Ela conheceu Paulo Marques bem antes disso, no ano 2000, aos 10 anos de idade. Ele era candidato a prefeito e esteve na escola onde ela estudava, para conversar com os alunos. Na ocasião, Jaiane pegou o microfone para falar algo. Paulo Marques perguntou o nome e a idade dela e disse: “Eu não vou estar aqui para ver, mas eu sei que depois da Dona Hilda, você será a próxima mulher a sentar na cadeira da Prefeitura”.
O comentário incentivou ainda mais a menina que já tinha vocação para a política. “Sempre gostei e vejo a política como sacerdócio. Quando você se propõe a ser um agente público, você tem que estar ali para ajudar a população, não para ser ajudado. [...] Não pensei em entrar antes que eu tivesse minha vida feita, [...] pra eu poder, agora, me dedicar realmente”.
Veja as ideias de Jaiane.
• Casa do Autista
Ela pretende buscar parcerias e indicar ao Executivo Municipal a construção da Casa do Autista, para mães e crianças receberem apoio, com atendimentos de psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e professor especializado para aulas de reforço, além de aulas de teatro e de música;
• Extensão do horário de funcionamento das creches para as 17h;
• Pediatra no Pronto Atendimento Municipal São José;
• Organização no agendamento de consultas com pediatras, para que não seja necessário ir para a Fumusa de madrugada aguardar vaga;
Ela pretende cobrar do Executivo um atendimento mais personalizado para a mãe e a criança, melhorando a acesso às consultas agendadas na Fumusa (Fundação Municipal de Saúde e Assistência Social de Arcos). Jaiane relata um fato rotineiro em Arcos: mães que saem muito cedo de casa na expectativa de conseguir vaga de consulta para o filho na Fumusa.
Mencionou o projeto “Cidade Inteligente”, falando sobre a possibilidade de agendamento de consultas por meio de aplicativo de celular. Assim, se as vagas estão disponíveis, as mães poderiam entrar no aplicativo, olhar os horários e agendar, para que tenham a garantia de atendimento e possam ir no horário da consulta.
• Questão ambiental
Jaiane menciona a necessidade da criação de uma política efetiva de conscientização ambiental e de plantio de árvores em Arcos. Para isso, ela pretende conversar com o pessoal do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da ONG Nordesta.
• Centro cirúrgico para castração efetiva de animais
Muitos dos animais em Arcos, a maioria cães, estão em situação de abandono. Nem todos recebem alimentação e cuidados necessários. Também causam transtornos para a população. Uma medida necessária é reduzir essa população, o que pode ser feito por meio de castração. No entanto, em Arcos não existe um local adequado para isso, contando apenas com o “Castramóvel”, periodicamente.
Durante a campanha eleitoral, Jaiane sugeriu ao então candidato, Wellington Roque, a construção de um Centro Cirúrgico simples, mas funcional, onde possam ser realizados todos os procedimentos, sem risco de infecção. Depois recuperado, a foto do animal será divulgada para adoção. Se não for adotado, será encaminhado para seu lugar de origem, sem risco de aumentar a população.