A guzerá Juma, criada em Pains e Arcos, é premiada em diversos concursos

A guzerá Juma, criada em Pains e Arcos, é premiada em diversos concursos
Juma, a campeã guzerá (foto extraída de vídeo promocional)

Juma é uma vaca da raça guzerá que inicialmente foi criada na Fazenda Mostarda, em Vila Costina (Pains) e, na sequência, na Fazenda Vila Nova, em Arcos. Juma pertence ao empresário e criador Luiz Vicente da Costa. Luiz, além das fazendas é o dono da loja Império Rural, em Arcos, estabelecimento que, no próximo dia 25 de março, completará 30 anos.

As atividades de Luiz, sempre voltadas ao agronegócio, são reconhecidas, nacional e internacionalmente, por sua excelência e Juma é uma vaca guzerá que vem contribuindo para este reconhecimento. 

Em 2021, Juma conquistou o prêmio de Grande Campeã (Expo Goiânia - Out/2021). Em 2022, ela foi vitoriosa como: Campeã Fêmea Jovem (Expo Curvelo - Maio/2022); Campeã Vaca Adulta e Grande Campeã da Raça (Expô Brasília - Set/2022); Reservada Campeã Nacional Vaca Adulta e Reservada Grande Campeã Nacional (Expo Genética - Uberaba - Out/2022).

A próxima competição de Juma, para qual já está sendo preparada em Paracatu (SP), será em Uberaba de 29/04 a 07/05.

Raça guzerá: da Índia para o Brasil

Conforme a Rural Pecuária (site voltado ao agronegócio) Guzerá, ou Kankrej, Bos Indicus (Zebu), é uma raça bovina, originária do estado de Gujarat, no centro da Costa Oriental da Índia, animal de grande porte, ótimos para produção de carne e leite, ao ser introduzida no Brasil teve boa seleção.

Zebuíno de porte imponente, o animal têm cabeça alta e chifres grandes, em forma de lira. A pelagem varia do cinza claro ao escuro e é admissível fêmea branca.

Esta é a raça da vitoriosa Juma.

Veja a campeã, clicando no link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=5auX_YwxI90a