Nova tecnologia 5G terá vantagens e poderá ser mais cara

Nova tecnologia 5G terá vantagens e poderá ser mais cara
Governo Federal

A tecnologia 5G vem sendo motivo de dúvidas para muita gente. Para trazer o assunto à discussão, o Jornal CCO convidou Rodrigo Fonseca Silva, graduado em Ciência da Computação pela PUCMG de Belo Horizonte e proprietário da Twister Soft Net que disponibilizou para ajudar a compreender esta nova tecnologia que começa a ser implantada no Brasil.


A rede 4G

A rede 4G é a rede que usamos atualmente. Rodrigo diz: “A 4G surgiu em 2019 e trouxe avanços significativos para a velocidade de conexão e para o carregamento de dados”.

Ele destaca que essa tecnologia se tornou popular muito mais rápida do que as demais devido, principalmente, ao crescimento das vendas dos aparelhos celulares (smartphones) que, cada vez mais, contavam com diversos recursos para utilização por meio da internet, facilitando a vida de todos.

A rede 4G foi criada com avanços na área de telecomunicações pelos quais, o usuário passa a ter maior qualidade em portabilidade e banda larga, o que permite que o usuário assista filmes em alta definição mesmo enquanto eles são baixados, já que o foco do 4G é o tráfego de dados.

Além disso, a rede é mais estável, permitindo uma qualidade de conexão de diversos dispositivos simultaneamente. Esta rede é baseada totalmente em protocolo IP, utilizado para conectar os computadores à internet e permitir a troca de pacotes de dados, tal como se fossem cartas enviadas pelo correio.


A rede 5G

Rodrigo explica que a quinta geração de conexão leva a internet banda larga com altas velocidades e conexões mais estáveis do que o 4G. Com a rede 5G, as conexões se tornarão mais rápidas sem perda de qualidade. 

A nova tecnologia também facilita a integração de dispositivos e da IOT (internet das coisas: é o uso da internet por pequenos dispositivos, tais como a televisão). Assim, com a rede 5G, mais aparelhos estarão conectados, desde geladeiras até carros autônomos (sem motorista).

Ele explica que a velocidade esperada é de cerca de 1Gbps (um gigabit por segundo). Atualmente, as redes mais rápidas da tecnologia 4G atingem 45Mbps (45 megabits por segundo). 

Para exemplificar: atualmente, pela tecnologia 4G, se você assiste um filme no seu celular, ele poderá travar, com a tecnologia 5G isto não acontecerá. Mas, se a velocidade será mais rápida, haverá necessidade de mais antenas para viabilizar a transmissão dos sinais. 

Rodrigo afirma: “A internet 5G tem suas vantagens, principalmente na automação e integração dos diversos aparelhos nas casas e veículos e demais aparelhos conectados, facilitando a vida das pessoas que a utilizam”. 

Outra vantagem é que o consumo energético será menor com o uso da 5G. Conforme o Portal da Indústria: “Ter um aparelho com 5G possibilitará um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos”.

O Jornal CCO buscou outras informações de caráter mais abrangente e complementar junto ao Portal da Indústria.


Países com tecnologia 5G

O 5G já está disponível em 34 países como: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suécia, Suíça, Finlândia, Japão, China, Taiwan, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Kuwait, Austrália, Noruega e Alemanha. A Coreia do Sul foi o primeiro país a lançar o 5G comercialmente, em abril de 2019.


Custo da tecnologia 5G

Segundo o Portal: “A média mundial leva a crer que os valores estarão na média de 100 a 150 reais mensais em pacotes que podem ser ilimitados a depender da oferta de lançamento pelas operadoras”.

Por conta do processamento em maior velocidade, o custo da tecnologia 5G pode não ser tão alto para o consumidor final, mas há um ponto que pode aumentar esse custo: a necessidade de ter um equipamento compatível com a tecnologia, isto porque a maioria dos equipamentos em uso no país não dispõem desta tecnologia.

Texto: Nando Noronha