Acúmulo de lixo no Córrego das Almas preocupa moradores e desperta atenção

jornalcco, portalcco, notíciasdearcos, arcomg, copasa, córregodasalmas

Acúmulo de lixo no Córrego das Almas preocupa moradores e desperta atenção

Preocupado com a situação de um ponto de acúmulo de lixo próximo a uma estação da Copasa, de captação d’água, na estrada de acesso à região do Córrego das Almas, Natanael Rodrigues Leal denunciou a situação.

Na quarta-feira (27/12) à tarde, ele gravou e postou um vídeo nas redes sociais e em aplicativo de mensagens, mostrando a situação de duas caçambas, localizadas a mais de cem metros da estação de captação de água da Copasa. Segundo ele, são 146 metros em medição feita a partir do Google Maps.

Córrego das Almas área das caçambas antes da limpeza

Natanael, que possui um sítio na região e passa diariamente pela estrada de terra, acompanhou a reportagem do Jornal CCO e concedeu entrevista para denunciar a situação.
No vídeo, aparece grande quantidade de lixo de todo o tipo jogado numa área de aproximadamente 25 m² do lado esquerdo para quem se desloca na direção da zona rural, partindo da rodovia BR-354. Nas imagens, são mostradas duas caçambas já lotadas de detritos.

Nas zonas rurais, carentes de recolhimento de lixo tal como ocorre nas áreas urbanas, são instaladas caçambas para que os moradores dessas áreas possam descartar seu lixo. O que ocorre, segundo Natanael, é que não há recolhimento regular e o lixo vai se acumulando.

Área limpa com lixo jogado no chãoÁrea limpa com lixo jogado no chão

 

Natanael destaca, ainda, que no período de chuvas há uma tendência de o lixo, já fracionado pelos animais que rondam o local, ser levado até a estação de captação, uma vez que a mesma se encontra próxima e em nível mais baixo do que o local do lixo.

Ao chegarmos à localidade, na quinta-feira (28/12), constatamos que já havia sido feita uma limpeza razoável, mas encontramos lixo “novo” jogado entre as caçambas [e não dentro delas]. “O povo também não ajuda. Assim, fica difícil, não adianta a Prefeitura limpar, recolher e continuarem a jogar fora das caçambas”. De fato, apesar de já haver lixo nas caçambas, o que foi jogado ao chão poderia ter sido depositado na caçamba.

Numa das caçambas, Natanael identificou a carcaça de um aparelho de televisão: “Esta tevê já está aqui faz dois meses, no mínimo; antes ficava no chão e, agora, colocaram na caçamba”, afirmou, confirmando a falta de recolhimento.
O CCO também constatou grande quantidade de lixo jogada dentro de uma propriedade que fica ao lado do local das caçambas. “Possivelmente é lixo levado pelos animais, deste ponto até dentro da propriedade. Muitas pessoas, lamentavelmente, vêm abandonar cães nessa área – o que é outro problema”. De fato, a reportagem constatou o trânsito de, no mínimo cinco cães, aparentemente abandonados, nas proximidades das caçambas.

No acesso a Cristais, outra situação semelhante


'Gaiola de lixo' em Cristais

Outro ponto visitado foi no acesso à região de Cristais, ao fundo do bairro Esplanada. Lá, em vez de caçamba existe uma espécie de gaiola aberta sobre uma plataforma, onde é depositado o lixo.

Esse local apareceu noutra imagem enviadas por uma pessoa para Natanael, após sua postagem sobre o lixo no Córrego das Almas e retransmitidas por ele, mostrado situação semelhante.

Embora não tenha sido possível verificar quando foi registrada a imagem, lá, também, havia sido feita uma limpeza e recolhimento, após a denúncia.

Ao navegarmos por grupos em redes sociais, percebe-se que esses dois pontos não são os únicos a sofrerem com a falta regular de limpeza e recolhimento de detritos.

Copasa responde às preocupações de morador sobre acúmulo de lixo
A Copasa informa que enviou uma equipe ao local na quinta-feira (28/12) e não constatou lixo à montante da barragem de captação de água da empresa. Inclusive, a equipe verificou que havia uma caçamba de lixo à jusante da captação destinada à coleta de lixo. No entanto, a limpeza da área não é de responsabilidade da Companhia.

A empresa ressalta ainda que o processo de tratamento de água realizado pela empresa atende a todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Além disso, a Copasa realiza periodicamente o monitoramento da água produzida e distribuída em todo o município de Arcos. Esse monitoramento consiste na realização de coletas de amostras na saída de tratamento e em toda a abrangência do sistema de distribuição, possibilitando assim, estabelecer o controle de qualidade da água produzida e distribuída, conforme preconiza a Portaria GM/MS n°888, de 4 de maio de 2021.