Arcos está de fora das listas de municípios que alcançaram metas de vacinação

Arcos está de fora das listas de municípios que alcançaram metas de vacinação
Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti - Foto: Eric Bezerra/MPMG

Ontem, dia 22 de abril, foi divulgado no site do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que 356 municípios mineiros receberam a certificação “Selo Bora Vacinar”, do MPMG e do Governo do Estado. São Municípios que alcançaram ou se aproximaram das metas de vacinação infantil em 2023.  
Na publicação do MPMG é informado que o Selo Ouro é conferido ao município que atinge a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças menores de 1 ano e com 1 ano de idade. O Prata é concedido ao município que consegue atingir de dez a 13 vacinas. 
De acordo com a divulgação, 122 municípios foram certificados com o Selo Ouro e 234 com o Prata. A premiação foi concretizada no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa. O evento foi realizado em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).
Arcos não está nas listas. Considerando nossa região, apenas Japaraíba e Córrego Fundo aparecem na relação de agraciados com o Selo Ouro. 
Quanto ao Selo Prata, na lista estão as seguintes cidades mais próximas: Iguatama, Pains, Bambuí, Campo Belo, Cana Verde, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Conceição do Pará. 
De acordo com divulgação da Agência Brasil de Notícias feita em 14 de abril de 2023, as vacinas são voltadas para o combate a BCG, ao Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningocócica Conj. C, Pentavalente, Poliomielite VIP, Febre Amarela, Tríplice viral - D2, Poliomielite VOP, DTP, Varicela e Hepatite A.

Estímulo às ações de incentivo à vacina

O selo “Bora Vacinar” foi criado para estimular ações municipais de incentivo à vacinação, com o intuito de aumentar a cobertura vacinal, seja por meio da melhora dos resultados que se encontrarem abaixo das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde (MS), seja pela ampliação dos níveis de imunização. Com isso, pretende-se prevenir o retorno de doenças já erradicas e evitar novas epidemias.
A primeira edição do Selo foi realizada em 2023. Neste ano de 2024 houve um aumento de aproximadamente 25% em relação ao número de municípios certificados com os selos ouro e prata. O número subiu de 286 para 356.

No texto do MPMG também está um comentário do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti: “A iniciativa do Ministério Público se soma às ações do executivo estadual. A vacinação não teve uma queda apenas na época da pandemia, ela já vinha acontecendo desde 2016. Então, nós temos praticamente quase 10 anos de queda nos índices vacinais. O sucesso da vacinação, que é a erradicação das doenças infectocontagiosas, faz com que a população se acomode e pare de procurar as vacinas de forma proativa”. O secretário de Estado também mencionou “fake News” que, segundo ele, “vieram muito fortes nos últimos anos”. Também disse: “Todo esse esforço é para que não tenhamos doenças já erradicadas, como o sarampo e a poliomielite, de volta”.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, promotor de Justiça Luciano Moreira de Oliveira, disse que “percebeu, ao longo do ano de 2023, um esforço muito grande dos gestores municipais e estaduais para buscar o cumprimento das metas”.
Leia a matéria do MPMG na íntegra e confira as listas dos municípios que alcançaram Ouro e Prata: https://www.mpmg.mp.br/portal/menu/comunicacao/noticias/municipios-que-alcancaram-meta-vacinal-em-2023-recebem-certificacao-do-mpmg-e-do-governo-de-minas.shtml

Governo Municipal de Arcos 

Na manhã de hoje (23), o CCO informou ao secretário municipal de Saúde, Tiago Carvalho, sobre a publicação desta matéria. Por WhatsApp, perguntamos se ele gostaria de se manifestar. Também perguntamos quais foram os índices de vacinação infantil em Arcos no ano 2023, ou seja, quais foram os percentuais atingidos. Tiago disse que hoje está em casa, por questão de saúde. Ele solicitou um prazo para responder. Assim que tivermos retorno, iremos atualizar esta matéria.