Arcos está entre as cidades a serem beneficiadas com capacitação profissional
A Agência Minas de Notícias divulgou o lançamento, no dia 20 de maio, do Programa Minas Forma. Trata-se da oferta de cursos gratuitos de formação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) é responsável pelo desenvolvimento do Minas Forma, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac em Minas), que pertence ao Sistema Fecomércio MG.
Na ocasião, o governador Romeu Zema destacou: “[...] A iniciativa está dentro daquilo que eu acredito, que governo não é para distribuir privilégios, e sim para criar oportunidades”.
Vagas para setores de Turismo e Cultura
De acordo com a divulgação, as primeiras vagas são direcionadas aos setores turismo, comércio e cultura, na área de serviços, visando geração de emprego e renda.
O programa irá disponibilizar 8,1 mil vagas, divididas em 356 turmas, distribuídas em 101 municípios.
Na atual fase, as vagas oferecidas serão para os setores de Turismo e Cultura, com foco no comércio e serviços, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).
Minas Gerais está liderando o crescimento do turismo no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A primeira turma do programa - Técnicas Básicas para Garçom - começou no dia 27 de maio, na unidade Senac Barro Preto.
Na matéria da Agência Minas não são informados os demais cursos. Já na matéria do Estado de Minas, é relatado que na primeira fase do programa se destacam as ofertas de técnico para garçom, técnico básico para camareiras, qualidade no atendimento ao cliente e aperfeiçoamento no serviço de cozinha. Link: https://www.em.com.br/emprego/2024/05/6860781-minas-lanca-programa-de-capacitacao-para-pessoas-em-vulnerabilidade-social.html
Foto Agência Minas
Bolsa-auxílio
Os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio. Os valores variam entre R$ 210 (para as turmas de 35 horas) e R$ 600, para as turmas de 100 horas, quitados mediante presença regular em sala de aula.
Os cursos são práticos, com carga horária que varia entre 35 horas/aula e 100 horas/aula.
Senac
Os cursos de formação profissional serão oferecidos pelo Senac, conforme contrato. O cronograma das turmas foi definido pelo Senac e a Sedese-MG é responsável pela mobilização dos municípios contemplados e do público prioritário para formação das turmas.
Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município contemplado ficarão responsáveis pela mobilização do público interessado em se formar por meio da capacitação. Lideranças locais e instituições parceiras também poderão encaminhar novos alunos para matrícula.
Municípios contemplados
Os seguintes municípios serão contemplados na primeira fase do programa:
Alfenas, Araguari, Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Boa Esperança, Bom Despacho, Bueno Brandão, Camanducaia, Campo Belo, Carangola, Caratinga, Cataguases, Caxambu, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Dores do Indaiá, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Extrema, Fama, Formiga, Frutal, Gonçalves, Governador Valadares, Guaxupé, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itajubá, Itambacuri, Itanhandu, Itapecerica, Itaúna, Ituiutaba, Jaboticatubas, Jacutinga, Janaúba, João Pinheiro, Juatuba, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Lambari, Lavras, Leopoldina, Manhuaçu, Mariana, Mateus Leme, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passa Quatro, Passos, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Resplendor, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Luzia, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Riacho, Santos Dumont, São João Del Rei, São João Nepomuceno, São Joaquim de Bicas, São José da Barra, São José da Lapa, São Lourenço, São Thomé das Letras, Sete Lagoas, Teófilo Ottoni, Timóteo, Tiradentes, Três Marias, Turmalina, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa, Volta Grande.
Com informações do link: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-de-minas-lanca-programa-de-capacitacao-profissional-gratuita-em-101-cidades
Arcos
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Integração Social informou ao Portal CCO que ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre o Programa de Capacitação Minas Forma. A Secretaria está buscando informações junto à Sedese Minas. Assim que tiverem informações e repassarem ao CCO, serão divulgadas aqui.