Arcos: 'Pista Caminhada' do ‘Bela Vista’ começa a ser limpa, depois de quase dois meses

Árvores caídas determinaram a interdição pela Defesa Civil no final de outubro, mesmo assim, frequentadores continuam a praticar a caminhada, desviando de obstáculos

Arcos: 'Pista Caminhada' do ‘Bela Vista’ começa a ser limpa, depois de quase dois meses
Remoção de árvores (foto: Jornal CCO)

Para a alegria de moradores do Residencial Jardim Bela Vista e, principalmente da turma que gosta de fazer caminhadas na manhã e ao entardecer, a ‘Pista de Caminhada’ do bairro começou a receber manutenção da Prefeitura de Arcos, com o início da remoção de galhos e troncos caídos, há dois meses, na tempestade de 29 de outubro, quando dezenas de árvores foram derrubadas pela ação dos fortes ventos.



Para quem não conhece, a praça está localizada entre os números 180 e 302 da avenida Maria da Cunha Amorin e é margeada pela MG-170 do outro lado.

A reportagem do Jornal CCO esteve conferindo as condições da praça da ‘Pista de Caminhada’ no Jardim Bela Vista – um dos pontos que havia sofrido maiores prejuízos com a queda de árvores dos ventos e chuvas intensas, do final do mês de outubro. 



Desde então, aquela área de lazer, que inclui uma academia ao ar livre e um parquinho com brinquedos para crianças, ficou interditada, segundo informações da Defesa Civil, constante da matéria veiculada no portal do Jornal CCO de 03 de novembro, sob o título:  ‘Com árvores caídas, praça do bairro Bela Vista continua interditada’

(https://www.jornalcco.com.br/com-arvores-caidas-praca-do-bairro-bela-vista-continua-interditada), embora, é necessário destacar, a fita (amarelo e preto), usada para marcar o isolamento do local, houvesse sido retirada dias após a interdição da Defesa Civil.


Nova visita ao local, quase dois meses depois

Na tarde de ontem (18/12), ao chegar ao local o CCO identificou os mesmos problemas de quedas de árvores e outros mais: pelo menos dois equipamentos da academia ao ar livre estão danificados, impossibilitando seu uso com segurança e outros danos aos brinquedos no ‘parquinho’ infantil foram observados. 



Segundo um dos frequentadores da praça que se encontrava no local, Hanrry, disse: “Isto aqui está horroso, agora. Tem um ‘lagartinho’ morando ali que dá medo” – disse ele se referindo a um ‘teiú’ ou ‘tiú’ que parece ter se alojado no local, desde as chuvas de outubro passado.  Ele complementou dizendo que, mesmo antes das chuvas, os brinquedos careciam de manutenção e, para exemplificar, relatou que uma menina, ao sentar em um dos brinquedos, machucou-se num prego. “Eles cortavam a grama, só pra disfarçar” - disse.


Outro frequentador, o marceneiro Dênio Silva, que passeia com seu cão todos os finais de tarde, há três meses disse: “Está bem complicado. É abandono, um descaso com a população. Eu acho muito ‘bonito’. Eles vêm fazem a praça e não dão manutenção. A gente que usa, fica aqui desviando de árvores caídas, de passeio desmanchando. Quando chove vira lama e a gente tem que desistir da caminhada”. Ele ainda disse que há animais mortos, deixando cheiro ruim no ar. 
Foi observado também que muitos galhos e troncos caídos haviam sido serrados, indicando o início de um trabalho de remoção, mas que, segundo uma moradora do local, já haviam sido cortados em novembro.

Dênio Silva, frequentador da 'Pista de Caminhada



Prefeitura inicia remoção

Na manhã desta terça-feira (19), havia um caminhão e equipamentos, iniciando a remoção das inúmeras árvores caídas.
O Jornal CCO permanece à disposição caso a Prefeitura Municipal deseje ampliar esclarecimentos sobre as ações de manutenção na praça da ‘Pista de Caminhada’.

Veja outras fotos...

'Parquinho'