Campeonato Municipal 2023 inicia no próximo sábado, 18

Com nove equipes e novidades, o campeonato de futebol de campo de Arcos de 2023 inicia no próximo sábado, no estádio Joaquim Caetano Sobrinho

Campeonato Municipal 2023 inicia no próximo sábado, 18
Ypiranga foi o campeão do Campeonato Municipal 2022

O Campeonato Municipal promovido pela Liga Arcoense de Desportes (LIADE) inicia às 15 horas do próximo dia 18, no estádio Joaquim Caetano Sobrinho da Associação Atlética Arcoense. O Jornal CCO entrevistou o Presidente da Liga Arcoense de Desportes, Marco Antonio Santos Azevedo, para saber detalhes da competição.

Marco Antonio Santos Azevedo, presidente da LIADE

Invasão de campo nas finais de 2022 alteram o início do campeonato 2023

Marco Antonio começa, esclarecendo que Arcos conta somente com três estádios que comportam a realização de partidas do municipal de futebol de campo, são eles: João Vaz Sobrinho (Ypiranga), Joaquim Caetano Sobrinho (Associação) e Juca Pequeno (Vila). 

Inicialmente, era intenção que a primeira partida fosse realizada entre o campeão de 2022 (Ypiranga) e o quarto colocado de 2022 (Associação) e, na segunda partida, com o vice-campeão de 2022 (Vila) enfrentando o time mais novo da competição (Calcita). Porém, os estádios do Ypiranga Esporte Clube e do Vila Esporte Clube foram penalizados com a perda do mando de campo, respectivamente, por arremesso de bombas e invasão de campo, na primeira partida das finais, e invasão de campo, na segunda partida da fase final do Campeonato de 2022, conforme previsto no Regulamento do Campeonato. Assim, o único estádio que está habilitado a realizar a primeira rodada do Campeonato Municipal 2023 é o Joaquim Caetano Sobrinho, da Associação Atlética Arcoense.

“Às 15h30 do sábado (18), teremos a primeira partida, na qual se enfrentarão Vila e Calcita, e às 17h30, o segundo jogo, entre Bela Vista x Santana” – anunciou o presidente. Ele destacou que a rodada com dois jogos é uma novidade implantada pela atual diretoria da Liga. A rodada dupla, que haverá em alguns sábados, é um teste para a implantação plena no próximo ano. O objetivo maior, segundo ele, fazer com que o torcedor volte aos campos e traga sua família, para assistir as partidas de futebol de campo.

O campeonato

Conforme a tabela do Municipal, a fase classificatória contará com três chaves de três equipes em cada chave. Serão 27 partidas de classificação, sempre aos sábados, terminando no dia 29 de julho. Ao final da fase, classificam-se os primeiros colocados de cada uma das três chaves, mais o primeiro dentre os segundos lugares das chaves, constituíndo o quarteto que disputará as partidas semifinais, no mês de agosto, respectivamente, nos sábados: 05, 12, 19 e 26. A primeira partida da fase final acontecerá no dia 02 de setembro e a segunda, na noite da quarta-feira, 06 de setembro (véspera de possível feriado prolongado). Na Semana Santa, especificamente sábado, dia 08 de abril, não haverá partidas.

As equipes da Chave A são: Ypiranga, União Prata e Santana. Na Chave B estão: Vila, Palmeiras e Sociedade. A Chave C está constituída dos times da Associação, Calcita e Bela Vista.

A arbitragem

“Atualmente, nossa arbitragem é 100% competente para apitar o Campeonato Municipal.” – afirmou, lembrando do curso que foi realizado pela LIADE, em janeiro passado, que objetivou treinar, reciclar e atualizar os árbitros já existentes e capacitar novos árbitros para o quadro da Liga. Marco informa que é a diretoria de Arbitragem da LIADE que escalará as equipes de arbitragem de cada partida, com preferência para árbitros de Arcos, podendo haver árbitros de outras cidades, quando necessário. 

A segurança

Marco informa que, em congresso arbitral com participação de todos os presidentes de clubes, ficou decidido pelo formato de segurança semelhante ao do ano passado: “Dentro do estádio entre os muros e o campo, quem coordena é a Polícia Militar e o mandante do campo. Dentro das quatro linhas, a Liga administra”. Ele complementa, informando que a Secretaria da Saúde disponibilizará ambulância com enfermeira para todas as partidas. O presidente alerta que, havendo incidentes de arremesso de bombas, a partida será paralisada imediatamente, até que sejam todas as providências cíveis e criminais, com identificação de responsáveis e até que sejam restabelecidas as condições de segurança e conforto para retomar o jogo.

“Os profissionais de imprensa terão livre acesso ao campo. Será o único órgão dentro do campo” – afirma o presidente da Liga e esclarece que, além da imprensa, só terão acesso ao campo de jogo: os 22 jogadores titulares e 20 jogadores reservas desde que devidamente uniformizados, mais o técnico, auxiliar e massagista.

Abertura solene e com homenagens

“Às 15h15 tarde de 18 de março, haverá a abertura oficial, com execução do Hino Nacional Brasileiro e homenagens a ex-atletas” – anuncia o presidente e detalha que, já foi solicitada a indicação de um ex-atleta de cada time. Os ex-atletas serão homenageados junto a outros agraciados da LIADE. Ele garantiu que será uma homenagem rápida e que às 15 horas a ‘bola irá rolar’ no estádio Joaquim Caetano Sobrinho.

Empregos, incentivo ao turismo e ao comércio arcoense

Marco destacou que a LIADE vem gerando empregos. Seus eventos vêm promovendo turismo e incentivando hotelaria e o comércio na cidade. “Antes, o atleta ia jogar fora da cidade. Hoje os jogadores de fora vêm jogar em Arcos.” – exemplificou, referindo-se aos atletas que vêm de outras cidades para compor as equipes que disputarão o Campeonato.

O presidente da Liga encerrou a entrevista, destacando: "Agradeço ao Secretário de Esportes, Paulinho, ao Diretor de Esportes, Michel, e ao Prefeito Municipal, Claudenir, pelo apoio que estão oferecendo à Liga, no ano de 2023".

Enfim, os arcoenses estão às portas de mais um Campeonato Municipal que promete ser ainda melhor do que o ótimo certame que foi realizado em 2022. O Jornal e Portal CCO são parceiros deste que é, sem sombra de dúvida, o maior evento esportivo de Arcos.

Texto e fotos: Nando Noronha