Dia Mundial do Meio Ambiente será celebrado em Arcos, no próximo sábado (03.06)

Dia Mundial do Meio Ambiente: Prefeitura de Arcos realiza atividades no Parque Aquático Municipal, a partir das 8 horas do sábado (03)

Dia Mundial do Meio Ambiente será celebrado em Arcos, no próximo sábado (03.06)
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Arcos

A Prefeitura de Arcos anunciou diversas atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, para o próximo sábado (03), a partir das 8 horas, no Parque Aquático Municipal 'Adriano Carlos de Oliveira', popularmente conhecido como ‘Prainha’. O evento antecipará a comemoração do dia que também é conhecido como Dia da Ecologia, celebrado, anualmente no dia 5 de junho.

Conforme a notícia publicada no site da prefeitura, a programação inclui: caminhada ecológica; doação de mudas de árvores de espécies variadas, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF); e feira de adoção de cães e gatos; além de distribuição de algodão-doce e pipoca. Conforme a notícia, o objetivo do evento é provocar uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente. 

Saiba um pouco mais sobre o meio ambiente e o seu dia mundial

Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas, de acordo com a definição da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). 

A PNMA (Lei 6.938/81) tem por objetivo preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, condições ao desenvolvimento socioeconômico e à proteção da dignidade da vida humana.

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, expressa: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. 

Em outro tópico constitucional, no inciso VI do artigo 170, a Constituição da República eleva a proteção ao meio ambiente à condição de princípio da ordem econômica, fazendo com que o consumo dos recursos ambientais necessários ao desenvolvimento econômico deva seguir as diretrizes do desenvolvimento sustentável.

Então, se pode afirmar que falar sobre o meio ambiente é dizer sobre o cotidiano das pessoas, sua existência e suas atividades.

Nações Unidas e o Dia do Meio Ambiente

O dia 5 de junho foi escolhido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, em 1972. O evento aconteceu em Estocolmo (Suécia) e teve como um dos principais avanços a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). 

Os objetivos da data, que foi comemorada pela primeira vez em 1973, são: conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar os recursos naturais e criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. 

No Brasil, a Semana Nacional do Meio Ambiente, na qual se comemora o Dia da Ecologia, acontece na primeira semana do mês de junho, desde 1981, instituída pelo Decreto nº 86.028.

Ao longo dos anos, diversos assuntos já foram temas escolhidos para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Dentre eles, estão: a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio e das florestas; a extinção das espécies animais e vegetais, e a sustentabilidade.

Em 2023, ano em que se comemora a 50ª edição da data, a ONU escolheu como tema "Combata a poluição plástica", visando a um estilo de vida mais limpo, ecológico, sustentável e em harmonia com a natureza.

No site promocional do Dia do Meio Ambiente de 2023 que será comemorado na Costa do Marfim, a ONU afirma que são mais 400 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente. Um bom exemplo disso, são as sacolas usadas tanto pelas grandes redes de supermercados, quanto por boa parte do comércio, apesar de existirem alternativas em material reciclável.

Nas contas da ONU, menos de 10% dessa produção é reciclável, uma vez que a maioria da produção é usada uma só vez e depois descartada pelo consumidor final. O texto afirma ainda que de 19 a 23 milhões de toneladas desses materiais acabam em lagos, rios e mares.

Todos podem colaborar diariamente

Para finalizar, a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente recomenda ações importantes e simples, que toda a pessoa pode adotar, tais como: economize água e energia; não compre animais silvestres sem autorização; sempre que possível, deixe seu carro em casa; reaproveite e recicle; não desperdice alimentos, entre outras.

Você já parou para pensar nos sacos plásticos que parecem se multiplicar em sua residência?