Em Arcos, mais de 300 mulheres foram vítimas de violência em 2023 

Em Arcos, mais de 300 mulheres foram vítimas de violência em 2023 
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasil

O Mapa da Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, Estatísticas de Violência Doméstica e Feminicídio, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), traz os dados mensais de criminalidade referentes aos 853 municípios de Minas Gerais.

Ao contabilizarmos os números referentes a Arcos, verifica-se que em 2023 houve 329 registros de violência contra a mulher em Arcos, 31 a mais na comparação com 2022, quando foram 298 registros. Em 2021, ocorreram 290. Portanto, os casos aumentam a cada ano.

Neste ano de 2024, estão disponibilizados apenas os números de janeiro, totalizando 19.

Nesses crimes, as relações vítima/autor são as seguintes: Cônjuge/Companheiro; Ex-cônjuge/Ex-Companheiro; Cônjuge; Ex-cônjuge; Filho/Enteado; Irmão; Namorado (a); Relacionamento Extraconjugal; Pais/Responsável Legal; Coabitação/Hospitalidade/Relações Domésticas; Avós/Bisavós.

Ao considerar esse mesmo período, 2021 a 2024 até então, houve dois homicídios consumados vitimando mulheres: um em 2 de fevereiro de 2022 e outro em 14 de junho de 2023.

Homem ateou fogo em mulher na região central de Arcos

Em 2023, um homem de 69 anos ateou fogo em uma mulher de 64 anos. Inicialmente, o caso foi registrado como homicídio tentado, mas depois a vítima morreu, no hospital. Esse homicídio foi registrado em 14 de junho de 2023.
https://www.jornalcco.com.br/homem-ateia-fogo-em-mulher-foge-e-e-preso-pela-policia

Outro crime bárbaro, ocorrido em 2022

Em setembro de 2022, um homem 34 anos foi condenado, em Arcos, por atropelar a ex-companheira, que morreu no local. A mulher tinha 35 anos. O crime aconteceu dia 6 de fevereiro de 2022, na rodovia BR 354, km 471, bairro Jardim Europa, em Arcos. De acordo com informações obtidas junto à Justiça, ele não confessou.

A vítima era natural de Formiga e o sentenciado é arcoense. Consta na denúncia que o réu estava inconformado com o término do relacionamento. Ele foi até a casa da ex-companheira, quando a retirou à força, colocando-a dentro do veículo de propriedade dela. “O réu conduziu o veículo até a entrada do Posto ‘Juá’, situado às margens da BR 354, onde colidiu com uma placa de sinalização viária, no momento em que a vítima tentava fugir e pedir socorro. O réu engatou marcha a ré e, por diversas vezes, atropelou a vítima”.

Ainda consta na descrição que ele pegou a ex-companheira desfalecida “e desovou o seu corpo sobre a pista de rolamento da rodovia, sendo que o motorista de um caminhão não conseguiu desviar e passou por cima da cabeça dela”.

Segundo informações obtidas no Fórum, houve testemunhas do crime.