Em busca do sonho: menina de Arcos competirá em torneio de ginástica artística em Belo Horizonte
Isadora é uma menina de Arcos que sonha em ser ginasta e, no próximo sábado (29), terá sua grande chance para brilhar em um torneio na capital mineira, representando a Escola Fluare de ginástica infantil, de BH

Isadora Balsamão Sousa de Oliveira tem 12 anos, nasceu em Belo Horizonte, mas, logo veio para Arcos. Ela é filha do casal Renato Balsamão Oliveira e Simone Donizeth de Sousa. A família mora no bairro Santo Antônio e frequenta a igreja matriz da Paróquia Santo Antônio. Simone conta que o esposo está em Arcos desde pequeno e se considera arcoense e que atua na área de informática, enquanto ela, formiguense, e trabalha como confeiteira autônoma.
Isadora conta que iniciou seus estudos no Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes (Cecon). “No terceiro ano, fui para o [Instituto] Passos Firmes, depois voltei ao Cecon e, desde o 5º ano estou na Escola Nossa Senhora do Carmo”. Atualmente, Isadora está no 7º ano e, além da escola, pretende iniciar o curso de inglês, em agosto.
Na trilha do esporte
Isadora diz que já passou por muitas atividades. “Com três anos, minha mãe me colocou no balé e eu não gostei. Depois que passou a pandemia, voltei ao balé, em outra escola”. Mas, mesmo depois de tentar duas outras duas escolas de dança, não seguiu em frente.
Isadora ainda tentou jiu-jitsu, natação e basquete, até que chegou na ginástica.
Simone conta: “Pequenina, com três anos coloquei ela no balé, mas ela não gostou e eu estava tentando de todo o jeito encaixá-la em algum esporte, porque eu acho que a atividade física é muito importante”. A mãe continuou dizendo que, com sete anos, a menina começou a se identificar com a ginástica artística, pois o que a filha gostava mesmo era de movimento. Mas, segundo ela, tanto Arcos como em outras cidades próximas não há onde desenvolver esta modalidade esportiva.
Isadora praticou ginástica em Formiga, por seis meses, onde treinava duas vezes por semana, além de participar de apresentações. Porém, o treino era sem o uso de aparelhos próprios da ginástica artística, apenas com a prática de exercícios de solo, conforme conta a mãe.
Ginástica artística
Nesta busca, como presente de aniversário, a mãe levou a menina para conhecer o Centro de Treinamento (CT) Amigos do Esporte em Belo Horizonte. “Foi lá que eu percebi que ela gostava de ginástica muito mais do que eu imaginava” – disse Simone.
Isadora conta: “Para eu entender um pouco do que era a ginástica artística eu fui no CT, onde fiz uma aula experimental. Amei e até chorei de tanto que gostei”.
Depois dessa experiência, a mãe foi em busca de alternativas, pois não há condições de suportar os gastos para manter um treinamento capital para Isadora.
Pesquisando em sites, a mãe encontrou e entrou em contato com a escola de ginástica infantil Fluare. A escola propôs que ela treinasse em casa e fosse a Belo Horizonte para participar de competições uma ou duas vezes por mês.
Personal trainer
Depois da visita ao CT, Simone foi buscar ajuda profissional e, há oito meses, Isadora treina à distância com Amanda Aline, uma personal trainer de Belo Horizonte. Em aulas on-line e exercícios que pratica diariamente, Isadora se prepara para um dia decisivo na busca de seus sonhos. "Desde que ela está com a personal, nestes oito meses, foi que ela desenvolveu bastante" - diz Simone confiante e orgulhosa.
Dia importante
Na manhã do próximo sábado, 29/06, terá sua primeira grande chance. Ela competirá, na categoria pré-infantil no Torneio de Integração de Ginástica Artística que será disputado entre o Colégio Batista Mineiro e a Escola de Ginástica Fluare.
Simone esclarece: “Todas as escolas de ginástica artística treinam somente até os 12 anos de idade e Isadora está com 12 anos. Depois dessa idade, as crianças vão para um Centro de Treinamento, para poderem continuar seu treinamento e crescer na modalidade. Por isso, a gente espera que alguém perceba seu potencial”. A mãe explica que a expectativa também é de que ela seja vista e se consiga um patrocínio para viabilizar os deslocamentos para que a filha possa treinar na capital mineira ou até se estabelecer por lá.
Acreditar nos sonhos
Isadora diz que gosta muito de ginástica artística e, atualmente, seu maior sonho é conhecer o Centro de Treinamento de Ginástica do Clube de Regatas Flamengo do Rio de Janeiro.
Ela finaliza com seu lema: “Nunca desista de seus sonhos. O impossível não existe!”
Isadora, o Portal Correio Centro-Oeste concorda com seu lema e está torcendo para que você realize todos os seus sonhos.