Embrapa desenvolve semente de soja resistente à seca

Embrapa desenvolve semente de soja resistente à seca

A Embrapa Soja, sediada em Londrina, no Paraná, recebeu aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para o desenvolvimento de uma nova variedade de soja, capaz de uma produtividade elevada – até 3,5 toneladas por hectare – mesmo sob forte seca.

Segundo os técnicos da Embrapa a técnica utilizada foi a de "edição genômica CRISPR/Cas9",  que difere da transgenia e simula mutações naturais na soja, aumentando a resistência da planta à escassez de água. Isso pode ser crucial, considerando os desafios climáticos enfrentados por regiões agrícolas.

De acordo com Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja, a soja resistente à seca apresentou um aumento médio de 20% na resistência em testes de estufa, embora os resultados variem entre 5% e 35%. Os ensaios de campo serão conduzidos em diversas regiões produtoras de soja do país, utilizando campos da Embrapa e de parceiros. Esses testes são essenciais para validar a eficácia da soja em condições variáveis de seca.

Este avanço pode ter um impacto significativo na produção de soja, especialmente em áreas propensas a estiagens, como Mato Grosso, a principal região produtora do Brasil. A nova variedade de soja poderia mitigar as perdas causadas pela falta de chuvas, que em algumas safras chegaram a ser estimadas em torno de 20%.

Fonte: Pensar Agro