Exposição fotográfica sobre as riquezas da Canastra abre nesta segunda-feira (09)

A mostra fotográfica é do biólogo e fotógrafo, Pedro Rocha e estará exposta na Casa de Cultura de Arcos a partir da próxima segunda-feira (09)

Set 6, 2024 - 11:15
Set 6, 2024 - 11:27
 0
Exposição fotográfica sobre as riquezas da Canastra abre nesta segunda-feira (09)


A exposição fotográfica ‘Cerrado, as riquezas da Canastra’ é um trabalho do biólogo, ambientalista e fotógrafo que estará na Casa de Cultura Maria do Carmo Frias, entre 09 e 11 de setembro, sempre das 8 às 17 horas, com visitação gratuita.
No último dia da exposição, será realizado o lançamento da mostra itinerante, uma vez que a ideia do autor é levar os trabalhos para outras cidades de Minas Gerais. “A partir das 18h30, da quarta-feira dia 11/09, para marcar o lançamento do roteiro, será realizado um evento com muita música, brindes e deliciosos quitutes. O evento também será gratuito e todos estão convidados” – diz o autor.


Ele conclui anunciando alguns dos locais por onde passará a exposição fotográfica: “Até o momento, já estão acertadas as cidades de Bambuí, Formiga e Uberaba. Nesta última, a mostra estará na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e no Parque dos Dinossauros, localizado em Peirópolis (distrito de Uberaba).

Sinopse

O projeto surgiu quando o autor percebeu uma lacuna na educação ambiental voltada para o público geral no município de Arcos. O parque nacional Serra da Canastra é o único existente na nossa região (Centro-Oeste/Alto São Francisco) e, segundo o biólogo possui uma importância ímpar, não só para a biodiversidade, mas também no contexto cultural.
“Assim, planejamos e realizamos ao longo de quase 2 anos diversas expedições ao parque, com o intuito de trazer um pouco dessa riqueza para a sociedade, fortalecendo a conexão e sentimento de pertencimento das pessoas.” – esclareceu.


Assim, nasceu a exposição “Cerrado: As Riquezas da Canastra”, que ousa ir além de apenas uma mostra de fotos, mas um ambiente construído para a reflexão e sensibilização, conforme o autor.

O Parque

Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um marco histórico, cultural e ambiental para o estado de Minas Gerais.

Divisor de duas importantes bacias hidrográficas, Rio São Francisco e Rio Grande, o parque protege raros ambientes do Cerrado e da Mata Atlântica, assim como conserva uma rica biodiversidade associada a eles.

Nas altitudes mais elevadas, as chapadas abrigam os campos nativos do Cerrado, um tesouro desconhecido por muitos. Caracterizado pela predominância de gramíneas, os campos naturais apresentam poucas ou nenhuma árvore. É o lar de inúmeras espécies ameaçadas, como o Lobo-guará, Tamanduá-bandeira e o Veado-campeiro. Além deles, muitos pássaros, cada vez mais raros, também compartilham o mesmo ambiente, como o Galito e Papa-moscas-do-campo.
Na Serra da Canastra, também vive a maior população do Pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), considerado embaixador das águas brasileiras, uma vez que depende de ambientes preservados e águas cristalinas para viver. Originalmente ocorria por quase toda a América do Sul, mas atualmente se encontra restrito a poucas localidades do Brasil, ameaçado pela destruição das matas ciliares e poluição dos rios.

Nesta exposição, convidamos nossos visitantes a admirar as preciosidades do Cerrado mineiro, assim como trazer a reflexão sobre a relação que temos com o bioma onde estamos inseridos.


Pedro Rocha