Futuro secretário de Governo de Arcos diz que estará próximo da população
João Paulo Roque é graduado em odontologia e será secretário de Governo da próxima gestão. Ele concedeu entrevista ao CCO e falou sobre sua pasta, propostas e ações a partir de janeiro próximo.

Foco
João Paulo Roque disse que está focado em quatro objetivos. Ele disse que pretende manter-se próximo da população, cultivando relacionamentos entre as lideranças locais e a comunidade.
Além disso, o futuro secretário que irá potencializar o relacionamento institucional com legislativo municipal, os governos estadual e federal, deputados e outras entidades, segundo ele, visando a uma colaboração eficaz.
Outro foco será captar recursos e apoiar iniciativas que ampliem e intensifiquem o desenvolvimento e agirá junto aos demais secretários para promover a colaboração e a melhoria contínua dos serviços públicos oferecidos à população.
Câmara de Vereadores
João Paulo Roque afirmou que as relações com os vereadores serão baseadas no diálogo permanente, transparência e respeito à autonomia do Legislativo. “Buscaremos ouvir demandas, esclarecer dúvidas e construir consensos que fortaleçam a governabilidade e o bem-estar da população”.
Ele também afirmou que será garantido o acesso a informações completas sobre os projetos, priorizando a presença ativa do Executivo nas sessões da Câmara Municipal, para reforçar a parceria entre os poderes. “Todas as articulações serão conduzidas com ética e foco no desenvolvimento do município”.
Relacionamento com o Judiciário e o Ministério Público
“Ambas serão pautadas no respeito institucional, cooperação e transparência”. Ele detalhou dizendo que será garantido o cumprimento das determinações judiciais e o fornecimento de informações necessárias para investigações ou ações de interesse público.
“O diálogo será claro e respeitoso, buscando soluções conciliatórias e promovendo iniciativas conjuntas, como projetos sociais e mutirões” – disse o titular da pasta.
“Com o MPMG, o trabalho será focado em áreas estratégicas, como meio ambiente, patrimônio público e direitos humanos, atendendo prontamente às recomendações e agindo de forma preventiva para corrigir falhas administrativas”. Segundo ele, a atuação será ética e profissional para fortalecer a confiança e a harmonia entre os poderes, em benefício da população arcoense.
Polícias e outras organizações
“As relações serão fundamentadas em cooperação e respeito institucional, com o objetivo de fortalecer a segurança pública”.
Ele disse que haverá colaboração no planejamento de políticas públicas, no apoio às operações emergenciais, na promoção da integração, além de atuação como intermediário para viabilizar recursos e parcerias estratégicas com outros órgãos. “Inclusive o diálogo já foi iniciado durante a transição do governo, por meio de reuniões com o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de identificar e implementar soluções emergenciais para as eventuais chuvas logo no início da gestão”.
Esporte, cultura, lazer e turismo
João Paulo disse que, inicialmente a estrutura atual que reúne quatro áreas será mantida e argumentou: “Visa otimizar recursos e ampliar o alcance de projetos e eventos nas áreas da pasta de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo”.
Mas fez uma ressalva informando que, dentro de um planejamento mais detalhado, existe a possibilidade de reestruturação, com o desmembramento das áreas, para potencializar ainda mais a efetividade das ações e melhorar os resultados.
Imprensa
Finalizando, João Paulo Roque esclareceu: “A relação com a imprensa terá um modelo de comunicação integrada e descentralizada” explicou, dizendo que a assessoria de Comunicação coordenará a comunicação institucional, enquanto secretários e dirigentes da administração irão interagir diretamente com a imprensa sobre suas áreas específicas”.