Heli Figueiredo: em menos de 4 meses, ele mostrou serviço na Prefeitura de Arcos 

Heli Figueiredo: em menos de 4 meses, ele mostrou serviço na Prefeitura de Arcos 
Foto: Acervo Museu de Enéias

Heli Duarte de Figueiredo foi prefeito de Arcos no período de 23 de novembro de 1945 a 18 de março de 1946 (quatro meses incompletos).

Ele nasceu em Santa Bárbara no dia 08 de abril de 1914, filho de Maria Duarte Figueiredo e José Acácio Figueiredo. Foi casado com Amira Alcici Figueiredo e o casal teve oito filhos: Amir, Luciano, Leila, Tarcísio, Roberto, Tânia, Eliane e Fernando.  A família morava em Belo Horizonte.

No curto período à frente da Prefeitura de Arcos, criou um Conselho de Administração entre os cidadãos arcoenses, “nos moldes funcionais da Câmara Municipal (que não existia na época), com reuniões semanais e publicação de um boletim mensal dos atos administrativos”; elaborou a primeira planta cadastral de urbanização da cidade; reformou a velha usina elétrica e providenciou o financiamento para construir a nova usina; transferiu a Prefeitura, que, em 1945, funcionava numa casa inadequada, para prédio próprio e novo.

Sucedeu Dr. João Vaz Sobrinho (2º mandato) e antecedeu Moacir Dias de Carvalho em seu segundo mandato.

Era técnico de Administração Municipal, com experiência anterior em Lagoa Santa. Quando retornou a Belo Horizonte, formou-se em Direto, aposentando-se depois como Procurador do Estado.

Todas essas informações acima estão no livro História de Arcos, de Lázaro Barreto (1992).

No “Museu do Enéias”, em Arcos, o CCO encontrou a foto dele.

Em pesquisa na Internet, encontramos, no Wikipedia, a informação de que Heli Duarte de Figueiredo “foi um político brasileiro do estado de Minas Gerais, tendo sido eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a 2ª Legislatura (1951 - 1955), pelo PRP”. A Referência citada é a própria Assembleia Legislativa do Estado.

O advogado Geraldo Magela Rodrigues (Lalado), arcoense, informou ao CCO que Heli Figueiredo realmente foi deputado estadual e também secretário estadual de Municípios. Dr. Geraldo acredita que ele tenha sido prefeito de Arcos por nomeação, procedimento adotado por um período depois da segunda guerra mundial (que terminou em 2 de setembro de 1945).

Ao consideramos que Heli Duarte Figueiredo nasceu em abril de 1914, atualmente ele teria 109 anos. Não conseguimos encontrar nenhum familiar do Sr. Heli.

Mencionamos, acima, que ele criou o Conselho de Administração entre os cidadãos arcoenses. De acordo com registros que constam no site da Câmara de Arcos, a primeira Legislatura composta por vereadores eleitos pelo povo foi instalada em 11 de dezembro de 1947; em 1º de janeiro de 1948, os vereadores foram oficialmente empossados.

Matéria produzida na Redação do Jornal CCO e publicada em 31 de dezembro de 2022