Igreja do bairro Bom Retiro, em Arcos, está em fase de acabamento

As missas são celebradas de terça a sábado às 16h30 e aos domingos em dois horários: 10h30 e 16h30

Igreja do bairro Bom Retiro, em Arcos, está em fase de acabamento

A instituição Os Pequeninos de Deus, dirigida pelo padre arcoense Luciano Gontijo Pires, localizada quase no final da rua João XXIII, tem relevante importância na história de Arcos; e agora conta com a “Igreja Bom Pastor e Maria Mãe de Deus”.

A edificação foi construída numa área superior a 1.700 m² e está em fase de acabamento. A obra é sustentada por oito grandes colunas. Tem área de estacionamento próprio, no pátio. 

A imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus e de seu Filho Jesus, a primeira em Arcos, foi colocada no alto da cúpula no dia 11 de agosto de 2018. Tem mais de três metros de altura.

As missas são celebradas de terça a sábado às 16h30 e aos domingos em dois horários: 10h30 às 16h30.

Luciano foi ordenado padre pela Arquidiocese de São Paulo, em 1978. Nos seus primeiros anos de sacerdócio, fundou um Centro Social na capital, a fim de acolher crianças de rua. Depois de algum tempo, foi para os Estados Unidos, onde ficou por aproximadamente cinco anos, estudando e trabalhando.

Ao retornar, optou por Arcos e fundou a Sociedade Pequeninos de Deus, em 14 de maio de 1989. A primeira obra foi a creche, pioneira no município, que chegou a atender mais de 200 crianças. Foi construída no terreno do bairro Bom Retiro, que padre Luciano recebeu como herança de família. Ele cumpre sua missão em Arcos há aproximadamente 34 anos: um trabalho de cunho social, educativo, de promoção humana, religioso e cultural. 

A primeira construção, numa área 2.000 m2, com três pavimentos, é a ‘Casa Mãe Os Pequeninos’. Atualmente, está com aproximadamente 10 criança no Berçário (de 5 meses a 3 ou 4 anos idade), que ficam na instituição de 7h30 às 16h.  

Padre e colaboradoras preparando a edição do jornal Os Pequeninos para entrega

Estudos bíblicos, retiros espirituais, produção de jornal, biblioteca e eventos

O terceiro andar do prédio é um amplo salão para diferentes atividades, a exemplo de almoços com renda destinada à instituição, celebrações, cursos, encontros, reuniões, festas, recreações, convenções e shows. 

Na instituição também tem uma biblioteca, produzem o jornal Os Pequeninos, realizam retiros espirituais e estudos bíblicos teológicos. O Bazar da Pechincha é outra importante ação. 

Siga Os Pequeninos de Deus no Facebook e Sociedade Pequeninos de Deus no Instagram. As missas e os estudos bíblicos são transmitidos. 

Apoio da população e do poder público

A população contribui com trabalhos voluntários e doações em dinheiro; a Prefeitura repassa um valor paga pagamento das funcionárias. 

Se você quer ajudar, o telefone da instituição é: (37) 3351-3074. Ligue para obter outras informações.

Padre Luciano estudou em Harvard (nos Estados Unidos)

É graduado em Sociologia pela PUC em Campinas; Teologia, pela PUC em São Paulo; pós-graduado em Teologia em Harvard (nos Estados Unidos), que é uma das instituições educacionais mais conceituadas do mundo; e pós-graduado na área de Sociologia na USP (Universidade de São Paulo). Fala quatro línguas: inglês, francês, italiano e espanhol.