Influencers: Duda Rangel, uma carreira focada no marketing

Ela diz que é despretensiosa em relação à atividade de influencer. Seu foco é na sua profissão focada no marketing.

Ago 27, 2024 - 16:09
Ago 29, 2024 - 10:48
 0
Influencers: Duda Rangel, uma carreira focada no marketing
Duda Rangel


Duda Rangel é filha de Israel e Raquel, tem 31 anos e, há cinco, namora Rhuan Arantes (tenente comandante da 241ª Cia PM – Arcos). Ela afirma: “Ninguém me chama pelo meu nome (Eduarda)”.

Duda Rangel é a entrevistada do CCO para a série Influencers de Arcos que vem apresentando aspectos das histórias de vida profissional daqueles que atuam influenciando o cotidiano das pessoas através das redes sociais.



Duda é formada em Marketing pela UNOPAR. Ela é a head de marketing (gerente de setor, líder da estratégia de marketing) da rede Tropzz e é sócia da unidade de Arcos, uma das 10 lojas da empresa, no ramo de alimentação (sorveteria). Duda esclarece: “Além disso, sou gestora de tráfego, videomaker e designer. Faço de tudo no marketing e trabalho na área há mais de 10 anos”.



Início despretensioso

Duda conta: “Iniciei sem pretensão alguma. Sempre fui comunicativa e gostei de redes sociais”.

Ela lembra de que em 2020, com o início da pandemia, começaram a surgir muitas propostas e pedidos de divulgação de produtos recebidos em casa e que, para atender a esta demanda, ela foi ingressando no mundo digital, sem ser intencional. “No início eu não gostava de usar o termo “blogueira”, porque não me sentia uma”.


Duda diz que a formação em Marketing e outros cursos na área contribuiram para ela entender o mercado, criar conteúdo e publis [peças publicitárias]. Mas, ela diz que não consegue identificar um momento específico, no qual tenha decido, conscientemente, que se tornaria uma influenciadora; “Creio que só aconteceu”.

Atualmente, o público prioritário que acompanha Duda, pelo perfil @adudarangel do Instagram (única rede utilizada por ela) é constituído por pessoas que se identificam com seu estilo de vida, principalmente com aspectos da dieta e do treinamento físico. "São quase de 17 mil seguidores orgânicos (são aqueles que seguem maneira natural, voluntariamente), de Arcos e região, que buscam por informações sobre conteúdo fitness e saúde".

Duda conta que não tem como contabilizar as parcerias que tem, porque muitas são campanhas pontuais e esporádicas. “Mas, das principais, dentro do meu nicho [de mercado], consigo citar mais de 10 parcerias regulares em Arcos e região". “Tenho parcerias com várias marcas e profissionais da área (médico, nutricionistas, laboratórios, academia, suplementos, farmácia de manipulação, roupas fitness e alimentação etc.) Meu conteúdo voltou-se, basicamente, pra este nicho, porque é o estilo de vida que eu sigo”.

Ela conta que, como influencer já recebeu e recebe trabalhos e propostas fora de Arcos e que, atualmente, trabalha com posts e vídeos pagos. Além todas as atividades, ela destaca: “Também sou embaixadora de uma rede de academias, a ROYAL”. 

No entanto, ela esclarece: “Importante frisar também que não divulgo toda e qualquer parceria que me procura”.

 
Requisitos

Para fechar a parceria com Duda Rangel, é necessário que ela tenha algo a ver com a marca, produto e/ou serviço que a procura. Além disso, é necessário que tenha tempo hábil pra conciliar com suas atividades profissionais prioritárias. “Se for algo que comprometa minhas obrigações eu não aceito o serviço”.

Duda está satisfeita com os resultados que vem obtendo, mas destaca: “Ser influencer nas redes sociais, para mim, está mais para hobby (passatempo) que consigo monetizar [obter dinheiro a partir da criação de conteúdos relevantes para determinada audiência]. Mas, não aceito nem 20% das propostas publicitárias que recebo”.

Limites

Uma das preocupações dos influenciadores e influenciadoras é o limite de exposição, até onde cada um expõe sua vida aos olhares de seus seguidores. Sobre isso, Duda Rangel é clara: “Tenho limites sim. Sou muito reservada em questões pessoais, não sou de expor minha vida pessoal, família e meu trabalho formal nas redes”.


Vale a pena?

Para saber se vale atuar como influenciadora, Duda diz que “sim” e que “não”. “Sim porque ter voz e reconhecimento dentro de um círculo (por menor que seja), te dá a oportunidade de ajudar causas, propagar ideias e tentar mudar as coisas ao seu redor de forma positiva. Ser uma influência POSITIVA é meu maior objetivo com a internet”. 

No entanto, Duda lembra: “Meu maior foco é minha carreira profissional no marketing e a internet para mim é para ser leve e divertida”. Mas, ela alerta sobre o que é desfavorável: “Já o ônus é lidar com críticas, julgamentos e opiniões de pessoas que muitas vezes não te conhecem”.
Ela avalia que influenciar nada mais é do que poder de comunicação e impacto. “Ter a oportunidade de falar para outras pessoas e ser ouvida de alguma forma, é uma chance ÚNICA de fazer a diferença, por menor que seja, e ter um impacto positivo na vida de outras pessoas”. Ela diz que isto pode acontecer, seja compartilhando sobre hábitos saudáveis ou mesmo ajudando a divulgar campanhas solidárias na comunidade e exemplifica, dizendo que tem muito orgulho de poder ajudar compartilhando sobre campanhas de proteção de animais.

Duda diz que, usar a influência em prol da sociedade está acima de visar lucro financeiro e contratos publicitários e destaca: “Eu tenho foco principal em ganhar dinheiro com meu trabalho formal, crescer profissionalmente cada vez mais e no meio disso tudo ser uma pessoa em que as outras pessoas possam confiar".

Duda Rangel conclui deixando uma dica: “Para quem tá começando, é deixar fluir, ser autêntico e agir sem pretensão, porque aquilo é para ser teu, te alcança”!