Intempéries climáticas provocaram redução de área plantada no RS

Intempéries climáticas provocaram redução de área plantada no RS

O Rio Grande do Sul deve ter uma redução de 1,27% na área plantada de milho para a safra 2023/2024, de acordo com a segunda avaliação da safra de verão realizada pela Emater/RS-Ascar

Essa projeção indica uma queda na área cultivada em comparação com a safra anterior, que totalizou 823.267 hectares plantados.

Segundo a Emater/RS-Ascar a redução foi provocada pelas dificuldades enfrentadas durante o cultivo do milho precoce, devido ao excesso de chuvas na primavera. Problemas como erosão, lixiviação de nutrientes, aumento de doenças e desafios na polinização foram destacados como principais desafios enfrentados pelos produtores.

Consequentemente, os produtores realizaram ajustes no cultivo da safrinha, realocando parte da área destinada ao milho para outras culturas.

Além disso, as variações nas cotações dos produtos ao longo do período também influenciaram as decisões de plantio, com redução principalmente nos preços do milho e da soja e aumento no arroz. Essa oscilação levou à substituição de culturas por aquelas consideradas mais rentáveis no momento da semeadura.

Apesar da redução na área plantada e da diminuição na produtividade inicial, passando de 7.414 kg/ha para 6.464 kg/ha (diminuição de 12,81%), o Estado deverá colher 5.233.591 toneladas de grãos. Esse número representa um aumento de 32,32% em relação à safra passada, que foi profundamente afetada pela estiagem.

A colheita já atingiu 70% da área cultivada, porém, o baixo volume de chuvas continua prejudicando algumas lavouras de forma pontual, representando um desafio adicional para os agricultores do Rio Grande do Sul.

Fonte: Pensar Agro