Lar Pousada dos Berto comemora o Dia da Mulher

A festa foi realizada na tarde desta quarta-feira, 06/03/2024

Lar Pousada dos Berto comemora o Dia da Mulher
Foto: Jornal CCO

Celebrar o Dia Internacional da Mulher é mais uma iniciativa de Cida Bernardes, voluntária permanente do Lar Pousada dos Berto e organizadora das comemorações das datas festivas, tais como: festas de final de ano e Carnaval, entre outras. Ela organiza a festa no Lar há muitos anos e novamente preparou a comemoração do Dia Internacional da Mulher, tradicionalmente celebrado no dia 8 de março.

Neste ano, a comemoração foi antecipada para a tarde desta quarta-feira (06/02) e o local escolhido foi o refeitório. Por volta das 14h30 todos os idosos, tanto mulheres quanto homens já estavam acomodados no local e aproveitando as músicas cantadas por Vilson Sousa da VJ Som.
Cida afirma: “Não me lembro de quantas eu já organizei aqui no Lar. Talvez, oito anos, mais ou menos. Mas, neste ano, celebramos, não somente as mulheres residentes da instituição. Destacamos também aquelas que, com carinho e dedicação trabalham, fazendo de tudo, para oferecer a todos os 28 idosos, a melhor qualidade de vida possível.”

A organizadora também afirma: “A mulher é um ser humano de grande importância na sociedade” e argumenta, dizendo que ela é a responsável por realizações profissionais e pessoais, é fundamental na formação da família e na educação dos filhos, transmitindo valores e conhecimento para as futuras gerações.

Do total, 11 residentes são mulheres e, no Lar há, atualmente 29 mulheres colaboradoras, desempenhando diversas funções, trabalhando rotineiramente para viabilizar o cotidiano dos acolhidos na instituição.

Uma opinião masculina sobre a comemoração

O psicólogo do Lar, Fábio Augusto Santos Borges, falou sobre a comemoração: “Celebrar o Dia da Mulher é vital para reconhecer as conquistas e a resiliência das mulheres ao longo da história. Esta data destaca a importância da igualdade de gênero e motiva a contínua luta por direitos e oportunidades”. Ele concluiu dizendo que, ao comemorar, reafirma-se o papel fundamental das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Recém-chegada

Lázara Aparecida de Sousa, carinhosamente tratada por ‘Lazinha’, é arcoense, está chegando, agora, para residir no Lar Pousada dos Berto, e afirma estar com 60 anos de idade: “Estou adorando. Ótima comemoração e necessária para incentivar as pessoas”. Ela também disse que a comemoração era uma novidade para ela que nunca havia celebrado a data.

Falando sobre a importância da data, Lazinha disse: “Sofremos muito preconceito e trabalhamos muito para chegar aqui”.

Lázara de Sousa, a recém-chegada no Lar


Cida Bernardes registrou seus agradecimentos a toda a equipe do Lar Pousada dos Berto, em especial às funcionárias que, diuturnamente, se dedicam com carinho e afeto aos residentes. Agradeceu também ao cantor Vilson Sousa que, graciosamente, veio animar a tarde, com músicas da época das homenageadas. A organizadora finalizou registrando sua gratidão a familiares e amigos que sempre têm apoiado suas iniciativas e que novamente contribuíram.

Durante a tarde, os idosos festejaram, lancharam salgadinhos especialmente preparados, refrescaram-se com refrigerantes, fizeram fotos das mulheres 'coroadas' com flores e foram presenteadas – tudo para lembrar deste dia especial.

Vejaq outras fotos ...

Equipe colaboradora