Mensagem de Ano Novo

Em seu livro "Pálido Ponto Azul", o cientista e divulgador científico Carl Sagan, idealizador e apresentador da admirável série de TV Cosmos, traz até nós lampejos de um futuro da humanidade no espaço, com reflexões filosóficas e científicas sobre esse porvir. Em certo momento, ele diz:
"Antes de inventarmos a civilização, nossos antepassados viviam principalmente ao relento, a céu aberto. Antes de inventarmos luzes artificiais, poluição atmosférica e formas modernas de diversão noturna, observávamos as estrelas. Havia razões práticas relativas ao calendário para esse hábito, mas ele significava muito mais. Mesmo hoje, o habitante mais fatigado das cidades pode se comover de repente ao ver o céu de uma noite clara salpicado de estrelas cintilantes. Depois de todos esses anos, isso ainda me deixa sem fôlego."
As palavras de Carl Sagan sobre o céu que paira acima de nossas cabeças lembram-nos da nossa capacidade de nos emocionar diante do belo, ao mesmo tempo que chamam a atenção para a nossa pequenez, diante da imensidão do espaço. Como também declarou outrora o astrônomo, "Somos todos poeira de estrelas"...
Neste novo ano que se avizinha, meus desejos são que jamais percamos a capacidade de sermos arrebatados pela beleza do universo que compartilhamos; que sejamos capazes de cuidar do nosso planeta e das pessoas que o habitam; que nos mantenhamos convictos da urgência de contribuir para tornar nossa sociedade mais justa, próspera e pacífica, para que todas nossas conquistas possam valer a pena. E que nunca percamos nossa capacidade de nos maravilhar com o "céu de uma noite clara salpicado de estrelas cintilantes."
Feliz Ano Novo!
Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Fonte: Tribunal de Justiça de MG