Morador da comunidade da Ilha, em Arcos, reclama das sucessivas faltas de energia

Célio Leal mora com sua mãe em uma casa, na comunidade da Ilha em Arcos e veio ao Jornal CCO para denunciar faltas frequentes de energia em sua residência

Morador da comunidade da Ilha, em Arcos, reclama das sucessivas faltas de energia
Célio Leal, morador da comunidade da Ilha

O aposentado Célio José Leal (56 anos) é morador da comunidade da Ilha e esteve na redação do Jornal CCO para denunciar as sucessivas faltas de luz no fornecimento sob a responsabilidade da Cemig. 

Ele conta: “Há dia em que falta luz duas ou três vezes”. Ele explica que o problema é que sua mãe Maria Clara de 78 anos e pesando em tono de 100kg, necessita ficar acamada, utilizando uma cama especial com colchão de ar. O equipamento que mantém o colchão inflado, segundo ele, necessita permanecer ligado, pois, ao desligar o colchão desinfla e a mãe que foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), há cinco anos, acaba perdendo o conforto que a cama especial proporciona, resultando em muita dor para a idosa.

O denunciante, Sr. Célio, reside com sua mãe na casa 44 da rua Onze da Comunidade da Ilha e informa que já esteve na Cemig para apresentar reclamação, sem sucesso. Segundo ele, dentre as respostas da Companhia, está a justificativa de que a conta de luz não está em nome deles - o que por certo, não justificaria as quedas de luz, inclusive, porque, segundo Célio, as contas estão em dia.

O que diz a Cemig

O Jornal CCO encaminhou questionamento à assessoria de imprensa da Companhia que retornou com a resposta oficial que está transcrita na íntegra a seguir:

“A Cemig informa que não há registros de reclamações de falta de energia feitas pelo cliente da unidade consumidora localizada na Rua Onze, 44 - Povoado da Ilha, em Arcos. A companhia ressalta que, além do telefone 116 e do posto de atendimento presencial disponível na cidade, o cliente pode solicitar serviços ou registrar falta de energia por meio do Cemig Atende Web (www.cemig.com.br), do WhatsApp Cemig Atende (31 35061160) ou do aplicativo Cemig Atende, para celulares e tablets.
 
A Cemig esclarece que a última interrupção no fornecimento de energia com duração superior a 1 hora, no circuito que atende a esta instalação, ocorreu no dia 03/11/2023, e teve como causa rompimento de cabos devido a árvores que atingiram a rede elétrica durante tempestade no município. A análise fita pela companhia também apontou que os indicadores de qualidade para a unidade consumidora estão dentro dos limites e parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL para duração (tempo de desligamento) e frequência de interrupções (vezes em que a unidade ficou sem energia) para os anos de 2023 e 2024.
 
A companhia esclarece, ainda, que, em caso de ocorrências transitórias na rede elétrica, alguns equipamentos - chamados religadores automáticos, realizam vários ciclos de aberturas e fechamentos até a normalidade do sistema elétrico.  Visto que a maioria dos problemas de alimentação é passageira e pode ser provocada por ventanias, raios, pássaros ou objetos que tocam os fios, os religadores automáticos atuam, na maioria das vezes, de forma temporária até a resolução da situação que gerou a inconformidade. Este tipo de situação pode provocar os desligamentos de curtíssima duração (piques) observados pelo cliente. A atuação destes equipamentos é fundamental para evitar interrupções de longa duração.
 
Nas residências em que há morador que seja portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos elétricos, é importante fazer o cadastro na Cemig, mediante apresentação de laudo médico”.

A nota foi enviada pela Cemig Imprensa Oeste para o e-mail do Jornal CCO e recebida na tarde desta quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024