MPMG participa das comemoração pelos 20 anos do Código de Conduta Ética do Estado

MPMG participa das comemoração pelos 20 anos do Código de Conduta Ética do Estado

Uma cerimônia realizada no auditório da Cemig na manhã desta terça-feira, 5 de dezembro, marcou as comemorações pelos 20 anos do Código de Conduta Ética do Estado de Minas Gerais e do Conselho de Ética Pública (Conset). O evento compõe a Semana Contra a Corrupção 2023 realiza pela Ação Integrada da Rede de Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG), cuja coordenação executiva é exercida pelo promotor de Justiça Daniel de Sá Rodrigues. A iniciativa tem como objetivo debater sobre a gestão da ética e estimular a conduta íntegra na administração pública estadual.

Conforme Daniel de Sá, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAO-PP), "a discussão que iniciamos ontem, na abertura das atividades da Semana Contra a Corrupção 2023, se completa com esse evento de hoje, que também integra a programação e trata da importância de termos, no serviço público, um conselho de ética forte. O conselho e as comissões de ética são responsáveis pelo zelo, pela difusão do código de ética e pelo estabelecimento de uma cultura da ética no serviço público. O objetivo desse trabalho é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, honesta e ética", enfatiza Daniel de Sá.

NOTICIA01_20anos_cod_etica_conset_mgEric_Bezerra_IMG_0249.jpg

Sobre a corrupção, o promotor de Justiça destaca que "infelizmente, ela está presente na sociedade, não só do Brasil, mas em todo o mundo. Por isso temos a necessidade de combatê-la diariamente. O dia contra a corrupção é comemora em 9 de dezembro, mas o combate à corrupção é uma missão de todos os dias", ressalta o coordenador executivo da Arcco.

Presenças
Além do promotor de Justiça Daniel de Sá, participaram da cerimônia: Joaquim Antônio Murta Oliveira Pereira (presidente do Conset-MG); Daniel Lança (diretor de Compliance da Cemig); Mariangela Meyer Pires Faleiro (desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais); Gilberto Diniz (presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais); Thomaz Anderson Barbosa (chefe de gabinete da Controladoria Geral do Estado); Sérgio Pessoa de Paula Castro (advogado-geral do Estado); Thiago de Oliveira Soares (ouvidor de prevenção e combate à corrupção); Daniel Guimarães (subprocurador-geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais); e Lucas Bessoni (ex-presidente do Conselho de Ética Pública entre os 2020 e 2022).

Arcco
A Arcco-MG é formada por órgãos e instituições da Administração Pública. A rede tem o objetivo de desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão do Poder Público, ao diagnóstico e combate à corrupção, bem como ao fortalecimento, ampliação e aprimoramento da articulação interinstitucional.

Além do MPMG, integram a rede o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU), o Ministério Público de Contas (MPC), a Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Advocacia-Geral do Estado (AGE), a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), o MPF, a Controladoria Regional da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN), o INSS, as polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, a Receita Federal, a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), o Serviço de Auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Seaud) e Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM-BH).

Fotos: Eric Bezerra/MPMG

Semana Contra a Corrupção 2023- ARCCO-MG - 20 Anos da criação do Código de Ética do Conselho de Ética Pública e das Comissões de Ética - 05.12.23

Notícia relacionada
Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção do MPMG é premiada e passa a integrar banco de boas práticas da Comissão do Sistema Prisional do CNMP

Fonte: Ministério Publico MG