MPMG promove capacitação de equipe para atendimento de pessoas diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista, em Caeté

MPMG promove capacitação de equipe para atendimento de pessoas diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista, em Caeté

No mês de setembro, que é marcado pelo Dia Nacional da Luta das pessoas com Deficiência, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em uma iniciativa da 2ª Promotoria de Justiça de Caeté, desenvolveu o projeto "Aprender, entender para acolher. No dia 28 de setembro, teve início a capacitação da equipe local para atendimento de pessoas diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

caete 1.png

A promotora de Justiça de Caeté Luciana Perpetua Correa Crawford explica que o Decreto n.º 3.298, de 20 de dezembro de 2019, que regulamenta a Lei n.º 7853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração das Pessoas Portadoras de Deficiência e possui como objetivo, formação de recursos humanos para atendimento da pessoa com deficiência. Além disso, elenca, como instrumentos da Política de Integração, o fomento à formação de recursos humanos para adequado e eficiente atendimento da pessoa com deficiência.

A promotora de Justiça falou à Rádio MP sobre o projeto:

Assim, a capacitação da equipe contou com a apresentação do Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contou com a participação da terapeuta ocupacional Izabela Lambertucci Cardoso, que abordou noções gerais sobre o TEA em crianças, indicando medidas para melhor acolhimento durante o atendimento ao público realizado pela Promotoria de Justiça.

caete 2.png

Foi inaugurada ainda da Promotoria de Justiça uma sala de acolhimento, com adoção de algumas medidas sugeridas na palestra, o que possibilita acomodações sensoriais, aprimorando o atendimento das crianças com diagnóstico de TEA e seus familiares.

caete 3.png

Fonte: Ministério Publico MG