MPMG realiza cerimônia de homenagem a Francisco José Lins do Rego Santos, por ocasião dos 22 anos de sua morte

MPMG realiza cerimônia de homenagem a Francisco José Lins do Rego Santos, por ocasião dos 22 anos de sua morte

O promotor de Justiça, morto aos 43 anos em função das investigações que comandava, tornou-se referência nacional no combate às organizações criminosas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou na manhã de hoje, 24 de janeiro, uma cerimônia de homenagem ao promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, por ocasião dos 22 anos de sua morte.

O evento aconteceu no Parque Ecológico que leva o nome do promotor de Justiça, morto aos 43 anos em função das investigações que comandava para combater a adulteração de combustíveis em Belo Horizonte e região metropolitana. O crime ocorreu no dia 25 de janeiro de 2002, em um movimentado cruzamento da região sul da capital mineira, quando ele ia para o trabalho.

NOTICIA03_homenagem_22anos_chico_linsEric_Bezerra_IMG_2213_1.jpg

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, falou sobre as qualidades e a dedicação do promotor de Justiça, e que sua morte prematura não foi em vão. "Mostrou ao país que as organizações criminosas se infiltravam na máquina estatal, e nos mostrou que não estávamos tratando com criminosos impulsivos, e, portanto, precisávamos nos organizar. Hoje, o MPMG tem 13 Gaecos que atuam em parceria com outras instituições para combater o crime organizado e a corrupção".

Juliana, com quem foi casado, e os dois filhos, Gustavo e Júlia, participaram da cerimônia lançando pétalas de rosas no lago do parque, em homenagem à memória do promotor de Justiça. A jornalista Christiane Antuña fez a leitura do poema "A Noite", do livro Inventário da Noite, de autoria de Francisco Lins.

NOTICIA04_homenagem_22anos_chico_linsEric_Bezerra_IMG_2226.jpg

Além do procurador-geral de Justiça e dos familiares de Francisco Lins, compuseram o dispositivo o corregedor-geral do MPMG em exercício, Mauro Flávio Ferreira Brandão, o ouvidor do MPMG em exercício, Rolando Carabolante, e a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral.

Chico Lins

Francisco José Lins do Rego Santos nasceu no Rio de Janeiro, mas foi em Minas que escreveu as páginas da sua história no Ministério Público brasileiro. Herdou de seu avô, José Lins do Rego, romancista e escritor, o talento literário. Ex-procurador de Justiça, o avô influenciou também seus passos como promotor de Justiça, cargo no qual tomou posse em 1986. Atuou nas comarcas de Jaboticatubas, Cambuquira, Santos Dumont, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora e Belo Horizonte.

BH - Chico Lins.png

Fonte: Ministério Publico MG