MPMG recebe reconhecimento da Corregedoria Nacional do Ministério Público por iniciativas de destaque na promoção da resolutividade

MPMG recebe reconhecimento da Corregedoria Nacional do Ministério Público por iniciativas de destaque na promoção da resolutividade

A Corregedoria Nacional do Ministério Público promoveu ontem, 11 de dezembro, uma solenidade de premiação e homenagem a iniciativas, instituições e pessoas que se destacaram na promoção da resolutividade no Ministério Público brasileiro.

A Corregedoria-Geral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi agraciada com o Selo da Resolutividade, em reconhecimento ao trabalho apresentado durante a Correição Extraordinária realizada em maio de 2023, que abordou essa temática.

O MPMG recebeu o Certificado de Boas Práticas Resolutivas pelo Compor, Plataforma Semente, Projeto Mellyssa, Projeto Procuradoria com Atuação nos Tribunais Superiores e Programa de Individualização do Estágio Probatório do órgão correcional mineiro.

Brasilia - premio corregedoria nacional 1.jpeg

Na ocasião, o ex-corregedor-geral do MPMG Paulo Roberto Moreira Cançado, e o procurador de Justiça aposentado Gregório Assagra de Almeida, juntamente com o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira e outros integrantes do MP brasileiro, foram homenageados pela Corregedoria Nacional, em razão de suas contribuições em prol da formulação da "Carta de Brasília".

O evento contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, do corregedor-geral, Mário Drummond da Rocha, e do procurador de Justiça Marco Antonio Lopes de Almeida, que foi recentemente reeleito para o cargo de corregedor-geral do MPMG. Eles enfatizaram a importância das atividades correcionais para a eficácia do serviço prestado à sociedade.

A cerimônia de premiação também contou com a presença de membros da Administração Superior, além de outros membros, servidores e colaboradores do MPMG. Da Corregedoria Nacional, estiveram presentes o corregedor nacional, Oswaldo D’Albuquerque, e outros integrantes do CNMP.

Brasilia - premio corregedoria nacional 2.jpeg

Programa de Individualização do Estágio Probatório

O programa é um instrumento que visa à personalização e humanização da experiência dos membros em estágio, concentrando-se na orientação e na resolutividade. Ele fortalece o relacionamento da Corregedoria-Geral com os novos promotores de Justiça, promovendo maior envolvimento social e soluções eficazes para questões envolvendo as comunidades locais.

Compor

O Compor é um órgão do MPMG que tem por finalidade implementar, adotar e incentivar métodos de autocomposição, como a negociação, a mediação, a conciliação, as práticas restaurativas e as convenções processuais.

Plataforma Semente

A Plataforma Semente, com auxílio de um sistema virtual de amplo acesso em Minas Gerais, recebe projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, empresas privadas e poder público. A Plataforma Semente garante democratização, transparência e segurança jurídica aos promotores de Justiça na destinação de recursos oriundos de Medidas Compensatórias Ambientais, que ajudam a viabilizar projetos de defesa do meio ambiente natural, cultural e urbanístico.

Projeto Mellyssa

Iniciativa do MPMG ligada ao Plano Estadual de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil, que busca promover ações internas e externas de conscientização sobre a importância de um pré-natal de qualidade. O projeto conta ainda com o Prêmio Mellyssa, que tem como objetivo reconhecer e incentivar boas práticas na atenção à saúde materna e infantil realizadas nos municípios de Minas Gerais.

Procuradoria com Atuação nos Tribunais Superiores

A Procuradoria de Justiça com Atuação nos Tribunais Superiores (PJTS) foi criada em 2021 com a finalidade de priorização da atuação estratégica do MPMG na instância extraordinária, através da melhor organização e aperfeiçoamento funcional da então Procuradoria de Justiça de Recursos Especiais e Extraordinários Criminais (PJREEC). Além de contar com nova e maior estrutura administrativa, o corpo técnico passou a contar com unidades especializadas de atuação, coordenadas por membros do MPMG.

Fonte: Ministério Publico MG