MPMG recebe visita institucional do procurador-geral de Justiça eleito na Bahia

MPMG recebe visita institucional do procurador-geral de Justiça eleito na Bahia

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recebeu, nessa segunda-feira, 19 de fevereiro, a visita do procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Pedro Maia, eleito para o biênio 2024-2026, que será empossado no cargo de PGJ no próximo dia 1º de março, em Salvador.

Pedro Maia foi recebido pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, com quem tratou de temas de interesse do Ministério Público brasileiro e fundamentais para o aprimoramento da Instituição. Também participaram do encontro o promotor de Justiça e assessor especial da PGJ, Fabrício Rabelo Patury; o promotor de Justiça e coordenador do CAOCRIM, André Luís Lavigne Mota; o promotor de Justiça e coordenador do CEOSP, Luís Alberto Vasconcelos Pereira; o promotor de Justiça e corregedor administrativo do MPBA, Roberto de Almeida Borges Gomes, e o assessor de Gabinete do MPBA, Celso Fernandes Santanna Júnior.

NOTICIA06.jpg

Durante a visita à sede do MPMG, o PGJ da Bahia conheceu os principais projetos da instituição que foram premiados no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP):

O Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (COMPOR), onde foram apresentadas a estrutura física, a metodologia, os fluxos de trabalho e principais resultados obtidos pelo órgão desde a sua implementação.

A Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC), inaugurada no dia 1° de julho de 2022, para atuar no enfrentamento ao crime organizado e a corrupção em Minas Gerais. Na sede da UCC, a comitiva conheceu as estruturas do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (CAOET), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e outras instalações da Unidade.

As obras do Centro Estadual de Apoio às Vítimas "Casa Lilian", que terá a finalidade de apoiar a implantação da política institucional de promoção dos direitos das vítimas de infrações penais, atos infracionais, calamidades públicas, desastres naturais e graves violações de direitos humanos.

VisitaMPBA_NOTICIA02.jpg

VisitaMPBA_NOTICIA01.jpg

Apresentação do Projeto Plataforma Sementes, que subsidia os promotores de Justiça na seleção de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.

Apresentação dos Fundos do MPMG: Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC) e Fundo Especial do Ministério Público (FUNEMP).

Apresentação do Grupo de Intervenção Estratégica de Enfrentamento a Roubos (GIE-Roubos) e GIE Vidas.

VisitaMPBA_NOTICIA04.jpg

Ao final da visita, Pedro Maia participou da gravação do programa TVMP Entrevista, da TV institucional do MPMG, com o procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior. Eles conversaram sobre temas de interesses comuns a ambas as instituições, sobre os projetos do MPMG e assuntos de relevância na atualidade.

Para o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, conhecer os projetos e principais inovações do MPMG foi uma experiência produtiva e enriquecedora. "Levo para o MPBA as boas práticas e iniciativas do Ministério Público mineiro. Vamos estruturar a implementação do Compor na nossa instituição e, também, a Plataforma Sementes. O MPMG está de parabéns pelo trabalho desenvolvido. Nós, do MPBA, estamos muito agradecidos pela parceria e nos colocamos à disposição para fortalecer essa irmandade Bahia com Minas Gerais", afirmou.

Jarbas Soares Júnior destacou que o dinamismo do Ministério Público da Bahia é fonte de inspiração para o MPMG. "Receber em nossa casa um procurador-geral de Justiça com a legitimidade e grandeza do Pedro Maia é uma enorme satisfação, porque ele representa, também, a nova geração do Ministério Público, que terá a responsabilidade de dar seguimento à obra realizada pelos nossos antecessores, concluiu.

VisitaMPBA_NOTICIA05.jpg

Fonte: Ministério Publico MG