Na noite de 24 para 25, foram apreendidas 11 motos e dois infratores foram detidos em Arcos

Em Arcos as ações da Operação Ano Novo Seguro iniciaram na noite de Natal

Na noite de 24 para 25, foram apreendidas 11 motos e dois infratores foram detidos em Arcos
PMMG lança operação Ano Novo Seguro voltada ao combate à direção perigosa e à perturbação do sossego (foto: PMMG)

Em entrevista à Rádio Cidade, o Ten Arantes, comandante da 241ª Companhia de Polícia Militar, em Arcos, além de uma retrospectiva sobre a segurança pública em Arcos, comentou sobre os “rolezinhos” ocorridos no Natal e a operação lançada pela PMMG em todo Estado, colocando em risco a vida da população.

O comandante relatou que, no dia 25/12, a PM recebeu várias ligações que surpreenderam os policiais. Mesmo assim, segundo ele, a PM identificou, fez algumas prisões e apreensões de veículos dos participantes dessas ações que não são consideradas ‘esporte’, tal como querem algumas pessoas, pois tratam-se de ocorrências que além de infrações de trânsito, podem chegar a contravenções penais e até crime.

Arantes detalha que, os infratores retiram partes das motos, tais como placas e escapamentos, perturbando o sossego e causando desordem. Mesmo assim, segundo ele, motos foram autuadas: “Apreendemos 11 motos e duas pessoas foram detidas. Também foram aplicadas multas de valor elevado, chegando a R$ 5.800,00. Além do que, os infratores estão sujeitos à aplicação da pena de suspensão do direito de dirigir”.

Motos estão à venda

O comandante diz que muitos desses infratores estão colocando essas motos à venda e faz um alerta à população: “Cuidado na hora de comprar, pois no registro da moto poderá haver uma multa que poderá acabar trazendo prejuízo a algum comprador desavisado”.

Arantes também alertou: “Aquelas pessoas que filmaram e divulgaram as manobras perigosas dos ‘rolezinhos’ poderão ter seus celulares recolhidos pela polícia, como prova, e chamadas a testemunhar sobre os acontecimentos".

Ele concluiu, dizendo que a PMMG está com esta operação até a ‘virada’ em cooperação com a Policia Militar Rodoviária, nas estradas para garantir a segurança, a lei e o sossego da população.

Operação Ano Novo Seguro acontece em todo o Estado

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciou nesta quarta-feira (27/12), uma operação preventiva de trânsito visando ao combate à direção perigosa e à perturbação do sossego que será desenvolvida em todos o estado até a virada do ano.

Uma resposta aos ‘rolezinhos’ do Natal

Em release enviado pela corporação, por e-mail, à imprensa, a PM afirma: “A operação, denominada Ano Novo Seguro, é uma resposta às ações criminosas que aconteceram em Minas de 24 para 25/12, feriado do Natal, e que foram alvo de operações repressivas por parte da PMMG, resultando na prisão de mais de cem pessoas e na apreensão de mais de 1,5 mil motocicletas no estado”.

O diretor de operações da PMMG, coronel Flávio Godinho, na mesma nota, esclarece que “[...} algumas estratégias serão utilizadas pela instituição para ocupação de espaços, tanto nas áreas urbanas quanto nas rodovias, para que atos criminosos como os acontecidos no Natal não se repitam no Ano Novo”.

Conforme nota do Comando do 63º BPM, nas 12 cidades sob responsabilidade do batalhão, foram planejadas ações pelo Comando e haverá o monitoramento de redes sociais pelo serviço de inteligência e aumento do efetivo policial e de viaturas, inclusive motocicletas policiais, para identificar os possíveis locais de aglomeração da prática dos chamados ‘rolezinhos’.  Vale destacar que muitas pessoas utilizam as motocicletas para o trabalho e deslocamentos e que a operação terá como foco aqueles que utilizam esses veículos para cometer crimes", destacou.