Operação no Norte de Minas combate organização criminosa pela prática de extorsão

Operação no Norte de Minas combate organização criminosa pela prática de extorsão

Uma pessoa foi presa em flagrante durante uma operação realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais nas cidades de Francisco Sá e Montes Claros, no Norte do estado, na manhã desta segunda-feira, 6 de novembro. A Operação Extorito, deflagrada pela Promotoria de Justiça de Francisco Sá com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional de Montes Claros, e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), investiga uma possível organização criminosa que praticava extorsão.

O MPMG investiga também as práticas de agiotagem, associação criminosa e crime contra a economia popular.

Segundo apurado, os investigados, integrantes de pretensa associação criminosa, após o empréstimo de numerário para vítima determinada, exigiam a emissão de títulos de crédito em garantia da dívida com juros exorbitantes, cuja cobrança era exercida mediante a utilização de grave ameaça.

Conforme a Promotoria de Justiça de Francisco Sá, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, tendo sido arrecadada uma arma de fogo com numeração suprimida, munições relacionadas, vários títulos de crédito em nome de terceiras pessoas, diversos documentos e aproximadamente R$ 20 mil em espécie.

O homem preso em flagrante possuía uma arma de uso restrito.

O crime de extorsão é o ato de obrigar alguém a tomar um determinado comportamento, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem econômica. É crime tipificado no artigo 158 do Código Penal.

Participaram da operação dois promotores de Justiça e 16 Policiais Militares.

Fonte: Ministério Publico MG