Painel sobre atuação integrada nos desastres ambientais encerra congresso regional do MPMG em Uberlândia

Painel sobre atuação integrada nos desastres ambientais encerra congresso regional do MPMG em Uberlândia

Evento contou com a participação de aproximadamente trezentas pessoas entre procuradores e promotores de Justiça, profissionais do Direito e estudantes. Agenda de congressos regionais será retomada em 2024

O painel sobre a atuação integrada nos desastres ambientais encerrou as atividades do Congresso Regional do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O evento, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), foi realizado entre os dias 18 e 19 de outubro no auditório da Faculdade Anhanguera e contou com a participação de procuradores e promotores de Justiça, profissionais do Direito e estudantes universitários.

EncontRegionUberlandia_NOTICIA01.jpg

Além do tema de encerramento foram abordados os seguintes assuntos: Judicialização de políticas públicas: análise do recente tema da 698 do STF, O CPC como instrumento de resolução consensual de conflitos, Aspectos processuais da Nova Lei de Improbidade Administrativa, Stalking e Cyberstalkin, Estruturas acusatórias: novas perspectivas e Controle de convencionalidade pelo Ministério Público.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, "o congresso regional substitui, de certa forma, os encontros regionais. O objetivo é continuar discutindo os assuntos que interessam à Instituição mas que, indiretamente, são de interesse de toda a comunidade jurídica", afirma.

Ainda segundo Jarbas Soares, o congresso regional, como está sendo feito, permite que a comunidade jurídica se integre aos debates do Ministério Público. "Aqui Uberlândia, graças à organização do Ceaf e com a parceria dos colegas da cidade, nós conseguimos fechar um congresso importante, que vai deixar aqui boas lições para o dia a dia não só do Ministério Público, mas de todos os participantes", destaca o procurador-geral de Justiça.

EncontRegionUberlandia_NOTICIA03.jpg

Sobre o formato do congresso, Jarbas Soares confirmou que o novo formato será mantido para 2024. "Deveremos estabelecer parcerias com as universidades. Um dos objetivos é fazer com que os estudantes despertem interesse pelo Ministério Público e que amanhã se tornem promotoras e promotores de Justiça. Acredito ainda que esse formato é a forma mais inteligente de conversarmos com estudantes e profissionais do Direito", explica o procurador-geral de Justiça.

A diretora do Ceaf, procuradora de Justiça Élida de Freitas Rezende destacou a parceria com a Faculdade Anhanguera, Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, TV Integração e Associação Mineira do Ministério Público (AMMP). Ela ressaltou ainda a colaboração da Universidade Federal de Uberlândia. "Os servidores do MPMG, tanto do Ceaf quanto da Assessoria de Comunicação também tiveram participação importante para que o evento pudesse ser realizado".

EncontRegionUberlandia_NOTICIA02.jpg

Segundo a procuradora de Justiça, "o objetivo do congresso regional foi atingido. Foram mais de 300 participantes e a interação entre palestrantes e o público confirma isso. Os temas foram pensados e escolhidos para despertar o interesse de procuradores e promotores de Justiça, profissionais do Direito e estudantes", ressalta.

A agenda de congressos será retomada em 2024. A expectativa é que sejam realizados mais dois eventos no próximo ano, sendo um em cada semestre. As datas e locais ainda serão divulgados pelo Ceaf.

Mesa de abertura
Procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; corregedor-geral em exercício, Mauro Flávio Ferreira Brandão; ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; secretário municipal de governo e comunicação de Uberlândia, Túlio de Castro Cóliman; diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Élida de Freitas Rezende; juíza diretora do Foro da Comarca de Uberlândia, Maria Elisa Taglialegna; coordenador da Defensoria Pública de Uberlândia, Evaldo Gonçalves da Cunha; secretário das Promotorias de Justiça de Uberlândia, Ricardo Mazini Bassetto; presidente da 13ª subseção da OAB, José Eduardo Batista; 1ª vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Luz Maria Romanelli de Castro; e coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera, Daniele Midôri Morino.

Palestrantes
Maria Carolina Silveira Beraldo (promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis (Caocível); Luciano Badini (promotor de Justiça e coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia), do Compor; Ricardo de Barros Leonel (promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo); Ana Clara Camargo de Castro (promotora de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul); Mauro Fonseca Andrade (promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul); Valério de Oliveira Mazzuoli (advogado e professor da Universidade Federal do Mato Grosso); Marcelle Rodrigues da Costa e Faria (promotora de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso); Lucas Pardini (promotor de Justiça do MPMG e coordenador regional das Promotorias de Justiça dos Rios das Velhas e Paraopeba); e coronel André Humia Casarim (comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros).

Galeria de imagens (Fotos: Camila Soares/MPMG)

Congresso Regional do MP - Uberlândia 19.10.23

Fonte: Ministério Publico MG