Participe do Concurso de Poesia da ALARC/Arcos
A Academia de Letras Arcoense realiza a 2ª edição do evento

A Academia de Letras Arcoense (ALARC) está promovendo o 2º Concurso de Poesia, aberto a todos os interessados, considerando as seguintes categorias:
1. Infantil I: alunos que cursam o 4º e o 5º ano do Ensino Fundamental;
2. Infantil II: alunos que cursam o 6º e o 7º ano do Ensino Fundamental;
3. Infantojuvenil: alunos que cursam o 8º e o 9º ano do Ensino Fundamental;
4. Juvenil: alunos que cursam o Ensino Médio;
5. EJA/APAC: alunos que cursam a educação de Jovens e Adultos e estudantes da APAC;
6. Universitários/Tecnólogos: estudantes de graduação e de Cursos Técnicos;
7. Categoria Livre: qualquer autor(a) adulto (a) interessado – profissionais liberais, comerciantes, trabalhadores de qualquer área de atuação, empresários;
8. Educadores: professores e profissionais da educação.
*Menção Honrosa: será contemplado, nesta categoria, um nome relevante para a educação, a história, a arte, a cultura e a literatura de Arcos a ser indicado pela ALARC.
De acordo com o regulamento, “a finalidade é incentivar a leitura, promover a cultura, a arte, prestigiar a literatura brasileira, descobrir novos talentos e premiar estudantes e demais autores interessados”.
Serão admitidos poemas inéditos, de tema livre. A ALARC incentiva a valorização da vida, das virtudes e dos valores que a promovem. Também faz o alerta: “Qualquer texto que ferir os Direitos Humanos será desclassificado”.
Inscrições
Os poemas poderão ser enviados, até o dia 30 de abril de 2024, para o e-mail: alarcmg@gmail.com ou entregues a algum acadêmico da ALARC.
Ao fazer a inscrição, o autor concorda com as regras do concurso, autorizando exposição, divulgação e publicação do poema, em antologia, editada e impressa ou virtual pela Editora a ser confirmada. Em caso de plágio, responderá pelos crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
Regras para apresentação dos poemas
Ocupar, no máximo, uma página de tamanho A4; num arquivo separado, deve aparecer somente o TÍTULO, o POEMA, o PSEUDÔNIMO, para garantir a idoneidade e a lisura do concurso; ser digitados, na fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 salvos em arquivo Word.
As escolas participantes devem escolher os melhores textos e enviar até três poemas por categoria, com as seguintes informações separadamente da poesia:
Nome do Aluno(a), Nome da Escola, Nome da Professora ou do Professor, Título do poema, Pseudônimo, Nível de Ensino, Ano e Turma.
Os dados pessoais devem ser colocados no corpo do e-mail: nome completo, endereço, profissão.
Cada candidato poderá concorrer com um único trabalho do gênero Poema.
Comissão Julgadora e Critérios de Julgamento
A comissão julgadora será composta por cinco membros acadêmicos. Serão considerados os seguintes critérios para a avaliação dos poemas inscritos: criatividade, originalidade, conteúdo e uso adequado da Língua Portuguesa.
Serão desclassificados os poemas que: já foram publicados em livros ou premiados; que constarem plágios de outros trabalhos; forem entregues fora do prazo estipulado; que estimulem a violência, racismo, homofobia e propaguem discurso de ódio, ou seja, todo o tipo de desrespeito aos Direitos Humanos.
Premiação
1º lugar – troféu de honra ao mérito, certificado de participação, publicação do poema em livro (físico ou virtual) e um prêmio surpresa a ser divulgado posteriormente.
2º lugar – medalha de honra ao mérito, certificado de participação, publicação do poema em livro (físico ou virtual) e um prêmio surpresa a ser divulgado posteriormente.
3º lugar – medalha de honra ao mérito, certificado de participação, publicação do poema em livro (físico ou virtual) e um prêmio surpresa a ser divulgado posteriormente.
O troféu para o 1º lugar leva o nome da professora Lázara Teixeira de Sousa, que é presidente de honra da ALARC – homenagem em vida.
O resultado geral será divulgado pela imprensa local, pelas redes sociais da ALARC e/ou outros meios de comunicação no mês de junho.
Com informações do Regulamento do Concurso, datado em 1º de fevereiro e assinado pela Presidente da ALARC, Rosana Cristina Ferreira Silva; vice-presidente, Maria Marlene Rodrigues de Sousa; Presidente de Honra, Lázara Teixeira de Sousa.