Pesquisa busca reunir dados para fomentar a representatividade e o protagonismo feminino no Terceiro Setor

Pesquisa busca reunir dados para fomentar a representatividade e o protagonismo feminino no Terceiro Setor

Com o objetivo de mapear o perfil das mulheres à frente do Terceiro Setor de Minas Gerais, o movimento "A Força das Mulheres no Terceiro Setor - FM3S" lançou neste ano estudo que pretende investigar as necessidades, cargos ocupados, participação e poder de decisão das mulheres nas Organizações da Sociedade Civil (OSC). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e Alianças Intersetorias (CAO-TS), faz parte do Grupo de Trabalho (GT).

Os resultados vão embasar a construção de um relatório e um guia com propostas para que as organizações do Terceiro Setor fomentem a qualificação das mulheres e planos de equidade de gênero, trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e criando espaços de diálogo para concretizar caminhos de representatividade e protagonismo feminino.

A pesquisa FM3S é uma iniciativa do movimento "A Força das Mulheres do Terceiro Setor", idealizada pela Conectidea e pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), que busca contribuir para a equidade de gênero e o empoderamento feminino na gestão e liderança das organizações do Terceiro Setor.

Além do CAO-TS/MPMG, o GT conta com representantes da Fundação Dom Cabral, CeMAIS, Instituto Ramacrisna e Diário do Comércio (Movimento Minas 2032). Para fins de produção de conhecimento e divulgação dos resultados, a pesquisa será anonimizada. Os agentes de tratamento de dados serão a Fundamig e a Fundação Dom Cabral.

O Terceiro Setor é formado por instituições de direito privado e sem fins lucrativos, que visam a promoção do bem comum e o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico, atuando em parceria com o Estado e a iniciativa privada. Além disso, organizações religiosas também são reconhecidas como parte do Terceiro Setor.

Pesquisa mulheres terceiro setor.png

O formulário da pesquisa está aberto às mulheres profissionais do Terceiro Setor. Para acessar, clique aqui.

Para outras informações, clique aqui.

Fonte: Ministério Publico MG