Polícia Militar dá início à Operação de Proteção Escolar em Arcos

Desencadeada em todo o Estado no dia 10 de abril, a Operação Proteção Escolar da PMMG visa intensificar e ampliar as ações preventivas de segurança junto a escolas públicas e privadas

Polícia Militar dá início à Operação de Proteção Escolar em Arcos
Sgt Fernandes, Diretora Meire, Sd Aquino e Vice-diretor Leonardo (foto: Jorna/PortalCCO)

A Polícia Militar de Minas Gerais iniciou, a partir da segunda-feira (10), a Operação Proteção Escolar, que tem por objetivo aumentar a segurança e a prevenção criminal nos ambientes escolares. Conforme vídeo veiculado pela PMMG, os policiais miliares farão visitas a todas as escolas do Estado, transmitindo orientações sobre segurança, de conscientização e de mobilização social para fortalecer as redes de proteção das escolas.

Em Arcos, esta operação iniciou ontem, com a visita à Escola Estadual Vila Boa Vista. Segundo o Sgt Jonas, assessor de comunicação da 241ª Cia do 63º BPM, o cronograma de visitação é previsto diariamente, conforme a disponibilidade de efetivo e de viaturas. “Todas as escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas particulares serão contempladas” – afirmou o assessor. 

Hoje (11), foram visitadas as escolas estaduais Dona Maricota Pinto (Centro), Yolanda Jovino Vaz e Dona Berenice de Magalhães Pinto. Pela manhã, o CCO acompanhou a visita da equipe da PM, à Escola Estadual. A PM foi representada pelo Sgt PM Fernandes e pelo Sd PM Aquino, que foram recebidos pela diretora, Prof.ª Meire Aparecida Rodrigues Teixeira e o vice-diretor, Prof. Leonardo Rodrigues de Macedo.

Apresentação da Operação de Prevenção Escolar

A visita seguiu um roteiro básico que iniciou por uma reunião com a direção da escola, quando os militares apresentaram à direção as ações da PM. O Sgt Fernandes lembrou que a ‘patrulha escolar’ já vinha sendo realizada conforme a disponibilidade de viaturas. “A PM está intensificando, dando ênfase ao patrulhamento nas escolas. Frequentemente, nós estaremos passando pelas escolas”. Ele lembrou que a vigilância é permanente, rotineira e que, de agora em diante, as escolas receberão maior atenção do que já recebiam. Ele destacou que todas as escolas no município receberão atenção, inclusive aquelas da área rural, através da ‘Patrulha Rural’. 

Durante a visita, os PMs também colheram informações básicas sobre a instituição, tais como: número de alunos e de servidores, medidas de segurança já adotadas, entre outros aspectos. As informações serão repassadas ao comando da PM para aprimorar o acompanhamento dos estabelecimentos de ensino. Finalizando, o Sgt Fernandes ressaltou ainda a questão das notícias falsas (‘fake news’) e a necessidade de orientar a comunidade escolar no sentido de que não repassem essas mensagens que abalam o emocional das pessoas.

A diretora, Profª. Meire, destacou que os pais vêm ligando e mandando mensagens, buscando saber sobre quais as providências a serem tomada pela escola, especialmente diante dos eventos, tais como o ocorrido em Santa Catarina. Ela explicou aos militares sobre os cuidados já adotados pela escola, tais como: portão eletrônico fechado, muro alto, sistema de monitoramento por câmeras e disse que será instalado interfone com câmera para poder identificar quem deseja ingressar na escola. Ela informou que a escola tem 510 alunos e 66 servidores.

A diretora convidou para participar da reunião, a inspetora escolar da Superintendência Regional de Ensino (Divinópolis), Marinalva de Oliveira Gomes Alves Francisco, que estava em visita rotineira à escola. Entre outros questionamentos, a inspetora destacou a importância da abrangência, considerando as instituições de todos os níveis: fundamental, médio e superior.

Encerrada a reunião, os policiais passaram pelas salas de aula, acompanhados pela direção da escola. 

Sobre a importância da ação

Após a reunião diretora falou ao CCO: “A presença da PM em nossa escola é muito importante para a segurança. Dá respaldo para a escola e um retorno aos pais que serão informados sobre a presença da PM dentro da escola”. Ela acredita que os alunos também se sentirão mais tranquilos, tal como os funcionários, ao perceberem esse policiamento. Disse também que muitos pais demonstraram preocupação, vindo até a escola, telefonando e enviando mensagens pelo grupo da escola. “Eles estavam em busca de informações sobre as providências a serem tomadas pela escola”.

Inspetora escolar Marinalva Alves Francisco

A inspetora Marinalva falou à reportagem sobre sua impressão da visita da PM: “Excelente. É um trabalho que ajudará muito à comunidade escolar, a ter mais confiança e tranquilidade para trabalhar”. Ela relatou que a superintendência em Divinópolis tem demonstrado muita preocupação com a situação da segurança e disse que ainda ontem (09) havia sido realizada uma reunião para falar sobre este assunto. Na reunião foi dito que o atual governo já estava tomando as atitudes necessárias e solicitando que essa tranquilidade fosse repassada às escolas, quanto à ação policial preventiva.

O Prof. Leonardo, vice-diretor da escola, também destacou, referindo-se aos policiais: “Essa presença é muito válida”.

A professora de Filosofia Rossela Santos disse: “Ficamos satisfeitos com a presença da PM. Gostaria que eles estivessem mais aqui. Que a presença do Estado fosse mais real dentro das escolas”. Ela reforçou que a PM poderia participar, trazendo uma palavra aos alunos, com palestras, etc.

A aluna Giovana entre os militares

A aluna Giovana Ventura Costa Arvellos (17 anos), que frequenta o 3º ano do Ensino Médio, falou sobre a presença dos policiais militares na escola: “Como aluna, nos sentimos mais seguros, não somente dentro da escola, mas também do lado de fora. Sabendo desses atentados que estão acontecendo, acabamos ficando com medo. Não somente nós, mas nossos pais também. Por isso, a presença deles é importante.

Finalizando, o Sgt Fernandes informou que, ainda pela manhã, eles visitariam a Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz, dando continuidade à programação.

A visita à Escola Estadual Dona Berenice Magalhães Pinto foi realizada pelo Sgt PM Celso e pelo Cb PM Renato que foram recebidos pelo vice-diretor Bruno Von Dollinger de Melo.

Cb Renato, Vice-diretor Bruno e Sgt Celso

Câmara de Vereadores promove reunião

Na tarde de ontem (10), a Câmara de Vereadores promoveu uma reunião para tratar da problemática da segurança nas escolas. Participaram do encontro: o presidente da Câmara Municipal de Arcos, Ademar de Medeiros (Sorriso), e os vereadores João Paulo Ferreira (Joãozinho), Laerte Mateus (Letinho) e Ronaldo Ribeiro. Além dos parlamentares, compareceram: o prefeito Claudenir José de Melo (Baiano), o Ten PM Rhuan Arantes e o Asp Of PM Rogger Diogo, professores e pais de alunos. Consequência da reunião: os vereadores oficiaram à Prefeitura Municipal, com sugestões de medidas e ações de proteção a serem implantadas nas instituições de ensino da cidade.

Prefeitura de Arcos anuncia medidas

Na tarde desta terça-feira (11), a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal postou, em aplicativo de mensagens, informações sobre as medidas a serem adotadas pelo Executivo, sob o título: “Prefeitura vai implantar completo sistema de segurança nas escolas municipais de Arcos”.

Conforme as mensagens, estão sendo providenciadas: câmeras de segurança, concertinas, portões eletrônicos, interfones com câmera e equipes de segurança contratada. Ainda, governo adotou dois procedimentos: só pessoas devidamente autorizadas pelos pais poderão buscar as crianças nas escolas e somente poderão ingressar nos estabelecimentos de ensino municipais pessoas identificadas e autorizadas pelo diretor de cada escola.

A secretária Sônia Zuquim da Educação afirma, no material publicado pela assessoria: “Neste momento nós precisamos tranquilizar os pais, os estudantes e toda a comunidade. Estamos tomando todas as providências para que nossos alunos possam estudar em segurança”.

Reportagem: Nando Noronha

Matéria produzida na Redação do Jornal e Portal Correio Centro Oeste. Jornalistas e proprietários de veículos de comunicação que desejam reproduzir nosso conteúdo devem citar a fonte: jornalcco.com.br