Projeto social intersetorial de Promotoria de Justiça de Caeté fomenta boas práticas para Defesa dos Direitos das Mulheres durante o Outubro Rosa

Projeto social intersetorial de Promotoria de Justiça de Caeté fomenta boas práticas para Defesa dos Direitos das Mulheres durante o Outubro Rosa

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Caeté, reuniu-se, no dia 25 de outubro, com a equipe do Espaço Mulher de Caeté para prestigiar iniciativas realizadas para prevenção do câncer de mama. O encontro foi coordenado pela secretária municipal de Assistência Social, Úrsula Cristina Ângelo Coelho Ferreira.

A Lei Federal n.º 13.733 instituiu o mês de outubro para conscientização sobre o câncer de mama, período em que devem ser promovidas palestras, e realizados eventos e atividades educativas, iluminação de prédios públicos, veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de materiais ilustrativos sobre prevenção ao câncer de mama.

NOTICIA01_caeté outubro_rosaOutrubro-Rosa---foto-1-1.jpg

A secretária informou que na referida data foram ministradas palestras, em parceria com a Secretaria de Saúde e enfermeiros, sobre medidas para prevenção do câncer de mama e cuidados com a saúde.

Também foram realizadas campanha de doações de cabelos a serem enviados ao Hospital do Câncer para confecção de perucas, que receberam cortes de acordo com a preferência das agraciadas. Houve ainda testes rápidos de sífilis e HIV e hepatites B e C. Destaca-se que a ação foi estendida com um mutirão de prevenção ao câncer de mama, no dia 27 de outubro, nas UBS Topázio, Safira, Ônix, Esmeralda, Rubi e Turquesa. Também foi divulgada uma campanha de doação de lenços, que ocorre até o dia 31 de outubro.

Projeto do MPMG
O Espaço Mulher surgiu de um projeto social implementado pela 2ª Promotoria de Justiça de Caeté, que reuniu autoridades (polícias civil e militar) e outros setores públicos, fomentando políticas de proteção aos direitos das mulheres e combate à violência doméstica.

O Espaço Mulher foi inaugurado em 8 de março de 2023 e realiza atendimentos de demandas espontâneas e encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Na dinâmica diária, a equipe atende e faz encaminhamentos das vítimas a atendimentos médicos, psicológicos, serviços de orientações, oficinas de saúde, artesanato e, também, a profissional de terapia ocupacional.

Há ainda atendimentos e cursos na área nutricional, direcionamento de mulheres para a prática de atividades esportivas e fisioterápicas, bem como eventos que promovem o conhecimento do próprio corpo.

As integrantes do espaço ressaltaram a importância do convênio firmado com a mineradora AngloGold, que oferece cursos profissionalizantes na Fundação Educacional de Caeté (FEC), bem como cursos rápidos que permitem o empoderamento e independência financeira de mulheres vítimas de violência.

No Espaço Mulher há promoção de várias ações como o "Dia do Auto-Cuidado" e evento de nutrição e saúde que permite melhor aproveitamento dos alimentos.

A secretária de Assistência Social afirmou que é visível a felicidade das mulheres ao se sentirem acolhidas no Espaço Mulher. A psicóloga relatou experiências de evoluções psicológicas expressivas, após a criação da política pública.

A promotora de Justiça Luciana Perpétua Correa Crawford parabenizou pelos avanços alcançados e ressaltou a importância de realização de iniciativas e promoção de políticas públicas com o propósito de alcançar a efetividade dos direitos das mulheres e de combate à violência doméstica.

Fonte: Ministério Publico MG