Residentes do Lar Pousada dos Berto terão coluna no Jornal CCO

“A maioria das pessoas têm uma ideia diferente do asilo. Não é aquilo que o povo comenta. É um lar! Lá não parece asilo”, diz a residente Regina Amaral

Residentes do Lar Pousada dos Berto terão coluna no Jornal CCO
Lar Pousada dos Brto em visita ao CCO

Moradores do Lar Pousada dos Berto, em Arcos, tiveram a ideia de desenvolver um projeto de redação e publicar os textos no Jornal CCO (edição impressa e site).  

A proposta foi acolhida pela diretoria e por colaboradores da unidade de longa permanência. Na manhã de terça-feira (18 de abril de 2023), o CCO recebeu a vista da assistente social Amanda Tiago, da terapeuta ocupacional Juliana Nepomuceno Aroni e de três residentes do Lar: Regina Amaral (74 anos), Antônio Gonçalves (73) e Marcos Venâncio Guimarães (74). 

Esses três residentes e também Hipólita Oliveira (61) e Vitória Ramos (89) estão iniciando o projeto, direcionado aos 28 moradores. 

Inicialmente, cada um será convidado a relatar uma síntese de sua história, sua autobiografia. Isso poderá ser feito por escrito, pelos que têm a habilidade, ou por meio da fala (nesse caso, o depoimento será transcrito pela terapeuta ocupacional). Também irão abordar sobre o cotidiano e as atividades ofertadas na instituição, histórias do lar e outros temas. Enfim, o objetivo é dar voz aos residentes, reforçando a transparência da entidade.

Regina tem experiência na área de comunicação. Contribuiu na produção do informativo institucional da Conexão Vida (entidade filantrópica de Arcos), no final da década de 1990. Considera que os registros textuais são importantes. Durante a visita ao CCO, Regina disse: “A maioria das pessoas têm uma ideia diferente do asilo. Não é aquilo que o povo comenta. É um lar! Lá não parece asilo”, disse, apoiada por Antônio e Marcos, que reforçaram o comentário dela.  

A terapeuta ocupacional do Lar, Juliana Aroni, enfatizou que o projeto surgiu da ideia dos próprios residentes. Na condição de TO, seu objetivo principal é promover a independência e autonomia deles. 

“Com esse projeto eles terão voz, serão protagonistas das histórias deles e poderão relatar como é a vida deles no lar. Para além de obterem autonomia para decidirem sobre o que irão escrever, o projeto vai aumentar o senso de eficácia, que envolve a crença de se sentir capaz, de ter sucesso em realizar uma tarefa; ajudando também na autoestima e no sentimento de utilidade e contribuição com a comunidade. Diferente do que as pessoas pensam, eles não estão no lar porque foram abandonados, mas sim, para receberem cuidados que são ofertados por todos os profissionais do lar”, explicou.

Em breve, será publicada a primeira história. Continuem atentos ao Jornal CCO (impresso e site).

Lar existe desde 1980

Com informações do site da SSVP, do professor Jáner Faria e de matérias do Jornal CCO já publicadas:

Neste ano de 2023, a Pousada dos Berto, sediada no bairro São Vicente em Arcos, está completando 43 anos de existência. A instituição não tem fins lucrativos, é de direito privado, sendo mantida por doações. A administração cabe à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Em 1980, a unidade local da SSVP – que tem origem na França e, em Arcos, foi fundada no dia 24 de junho de 1917 – já desenvolvia um importante trabalho social no Município há mais de cinco décadas. No bairro São Vicente havia a “Vila Vicentina”, com pequenas moradias nas quais eram abrigadas dezenas de famílias carentes. 

Foi naquele cenário, no início de 1980, que foi concluída a obra do prédio da “Pousada dos Berto”. Os trabalhadores da construção civil foram orientados pelo voluntário Geraldo Berto. Ele e a esposa, Cleides Teresinha, adquiriram o terreno que pertencia à SSVP, assumiram as responsabilidades pela construção do prédio e, depois, doaram o imóvel para a sociedade dos vicentinos administrar. 

Foi a partir de então que passaram a ser acolhidos, naquele prédio, idosos e pessoas que não tinham onde morar, órfãos que perderam os pais muito cedo, vítimas de abusos e maus-tratos. 

Oito anos depois, a instituição conquistou a personalidade jurídica própria, tornando-se efetivamente uma instituição de longa permanência para idosos.

Em texto datilografado arquivado pelo arcoense Janer Faria, estão descritas doações feitas à SSVP no passado. Uma delas é a seguinte: “Geraldo Berto e a sua esposa Cleide Therezinha Berto doaram o prédio de dois pavimentos e 72 cômodos [asilo “Pousada dos Berto”] para acolher pessoas carentes, em 5 de julho de 1980, na rua Salomão Assad, bairro São Vicente”. Também é relatado que “o asilo foi fundado em 27 de maio de 1988, numa área construída de 1.440 m², sob administração da SSPV” (fundação oficial). 

Geraldo Berto faleceu em 19 de abril de 2022, aos 87 anos. De acordo com divulgação feita em rede social da Lar Pousada dos Berto, ele sempre recusou