São Vicente: ‘um bairro de gente boa’

Esta é a primeira reportagem da série "Bairros de Arcos" que fará um 'passeio informativo' pela cidade, apresentando lugares e caminhos que não são usados rotineiramente pelas pessoas.

São Vicente: ‘um bairro de gente boa’
Seu Joaquim e 'Tiãozinho' com sua esposa D. Dora

O Jornal e Portal CCO inicia uma nova série: “Bairros de Arcos”. A proposta é contar a história de cada bairro, com base em informações e relatos dos moradores mais antigos, além de trazer dados atuais. Enfim, uma breve apresentação da região, para que todos possam ter uma noção mais ampla de Arcos, além dos bairros que frequentam usualmente. Vamos então ao primeiro bairro selecionado: São Vicente, que já foi conhecido como ‘Brejo’.

'Era tudo mato'

“Quando me mudei para cá (com minha família), isso era tudo mato” – é o que conta Joaquim Augusto de Oliveira (81 anos), que chegou ao São Vicente em 1942 com seus pais e cinco irmãos. “Até a Magalhães Pinto era tudo mato e tinha um caminho todo esburacado até a avenida, com uns postes no meio”. Sem recordar com clareza, ele diz: “Acho que estas terras nem dono tinham”. Um fato marcante foi que ele diz ter sido o interlocutor junto ao prefeito Plácido Ribeiro Vaz para calçar sua rua (o que se estendeu às demais), em meados dos anos 1980, durante a primeira gestão do prefeito Plácido.

Outro morador antigo que falou sobre a história do bairro São Vicente foi Sebastião Correia da Silva, ‘Tiãozinho’ (74 anos). De imediato, conta que, quando chegou, em 1958, com 8 anos de idade, o nome era Vila Vicentina ou Vila dos Pobres. Algumas pessoas  eram acolhidas pela Sociedade São Vicente de Paulo, a proprietária de boa parte do bairro, desde o Asilo dos Berto até pouco acima da Av. Sanitária [trecho 2], na rua Campos. Ele esclarece sobre os limites, informando que o ‘São Vicente’ é delimitado por duas avenidas e duas ruas. As avenidas são: ‘Magalhães Pinto’ e ‘João Vaz Sobrinho’ (trecho 2). As ruas são: ‘Álvares da Silva’ (até anos atrás, o limite era na rua Sergipe) e a rua ‘João XXIII’, onde outrora se chamava ‘Chácara do Jarbas’, referindo-se a Jarbas Ferreira Pires, uma das mais importantes personalidades arcoenses e pai do Pe. Luciano Gontijo Pires . 

Por que ‘Brejo’?

Tiãozinho conta que ‘Brejo’ ou ‘Brejinho’ surgiu para diferenciar do bairro ‘Brejo Alegre’, que ficava do outro lado da  avenida sanitária. “Quando mudei pra cá, tudo era muito precário. Não tinha energia elétrica, as ruas eram todas esburacadas e em terra, a rua Salomão Assad [via principal do bairro que liga as duas avenidas] era toda esburacada também. Era uma vida muito precária. A gente sofria mais que ‘botina de cego’” – lembrou, bem humorado. 

Ao longo do tempo, cada prefeito investiu um pouco. Tiãzinho lembrou que foi o prefeito Paulo Marques que, entre outras ações, removeu os postes de luz do meio da ‘Salomão Assad’. “Creio que ele tenha sido o melhor para o bairro”. Ele concluiu, afirmando: “São Vicente é um bairro de gente boa”.

Asilo: o Lar Pousada dos Berto sempre foi o maior referencial

De fato, lembrar do São Vicente é lembrar do Lar Pousada dos Berto. Conforme consta no site de apresentação da Sociedade São Vicente de Paulo, ligada ao  Lar Pousada dos Berto, o asilo foi fundado em 1980 e constituído em 27 de maio de 1988.  Atualmente, acolhe 29 idosos.

APAE

É no bairro ‘São Vicente’ que é sediada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Arcos (APAE/Arcos), outra obra social e educacional de grande expressão na cidade, especialmente com sua escola, “Dona Corina de Carvalho”.

Capela  

A comunidade é de gente religiosa e tem sua capela, de São Vicente, situada na rua Salomão Assad.

Comércio

No ‘São Vicente’ tem  padarias, açougue, botecos, loja de vestuário, dois supermercados, loja de móveis, sacolão, mercearias, veterinária, farmácia e borracharia.  

Transporte 

As linhas dos coletivos do transporte público de Arcos que passam pela avenida sanitária (trecho 2) e pela avenida Magalhães Pinto atendem aos moradores. 

Posto de Saúde 

A unidade básica de saúde que atende ao bairro é o PSF São Vicente, que fica na esquina das ruas Vereador João Veloso com ‘Álvares da Silva’.

Assim, encerramos a apresentação do bairro São Vicente. Em breve, o próximo, que poderá ser o seu bairro.

Reportagem e fotos: Nando Noronha