Série Vereadores Eleitos: José Agenor estará em seu quarto mandato em Arcos
O vereador eleito terá foco na área do idoso e da mobilidade urbana
José Agenor da Silva, também conhecido pelo apelido ‘Genorinho’, tem 59 anos e é arcoense, filho de Maria do Rosário Ferreira da Silva e de Pedro João da Silva. Ele tem cinco irmãos: Otaviano, Antônio, Alírio, Vander e João.
Agenor é comerciante e casado com Helen Santos Silva, com que tem duas filhas: Josielle e Francielle. Atualmente, o casal reside no bairro São José.
Genorinho iniciou seus estudos na Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz, seguindo para o Colégio Dom Belchior, onde cursou técnico em contabilidade. Ingressou no curso superior de Direito nas Faculdades Integradas do Oeste de Minas (FADOM) e, posteriormente, cursou pós-graduação em Saúde Pública na Faculdade FAVENI.
Trajetória política
Foi no curso de Direito, em Divinópolis, que ele se interessou pela política, em 1988: “Fui fundador do então Partido da Juventude (PJ) em Arcos”. Segundo ele, a direção nacional do partido que lançou o presidente da República, Fernando Collor de Mello, entendeu que ‘PJ’ era uma sigla fraca, substituindo-a pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN).
Em 1991, eu e mais quatro pessoas fundamos o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Arcos. Pelo PSDB, fui eleito em 1996, como vereador, pela primeira vez.
Depois deste primeiro mandato, voltou a ser eleito em 2004 pelo PSDB. Agenor se recorda de ter sido presidente da Câmara Vereadores de Arcos em seus primeiros dois mandatos.
“Depois eu me lancei para o Executivo Municipal, mas, não logrei êxito. Mas, em 2012 fui eleito novamente para vereança, sendo meu terceiro mandato”.
Posicionamento na Câmara
“O vereador é eleito para o município e representar o cidadão”. Segundo ele, procurará atender aos clamores da população, trabalhando em conjunto com o Executivo Municipal. Ele diz que cabe aos vereadores convencer o prefeitos dos anseios da população e por isso, é necessário andar com boa convivência com a prefeitura, unindo forças para solucionar os vários problemas.
“Se você fiscaliza e encontra algo irregular, você precisa chamar a atenção para que possa ser resolvido”. Segundo ele, se algo estiver errado, os vereadores estarão lá para expor essa deficiência do governo para que a situação possa ser colocada em ordem.
Propostas
“Embora as políticas públicas tenham avançado, está muito aquém do necessário”. Ele apontou como grande deficiência as questões ligadas à mobilidade urbana, com acréscimo de veículos, o que demanda organização do trânsito, criando soluções para que se possa ter melhor qualidade de vida.
Centro de Atenção ao Idoso
Ele diz que são vários os problemas, mas destacou a importância do trabalho voltado ao idoso ou aposentado. “Temos que criar estrutura para receber este cidadão aposentado. Temos que criar uma cultura voltada ao idoso que ainda não tem”. Na opinião do vereador, as políticas existentes são fracas e argumentou, falando que é exatamente na hora em que o cidadão idoso necessita destas políticas, é que ela falha.
Ele também comentou: “Quando você está em plena energia, está alimentando os cofres públicos. Você está produzindo, está recolhendo [os tributos]. No dia em que para de produzir e precisa ter uma estrutura para ter uma velhice com dignidade, não existe”. Ele ressalvou que não desmerece as instituições que já existem.
Ele explica que seria um centro de atenção ao idoso, com médicos, psicólogos, fisioterapeuta e nutricionistas que funcione das oito às dezessete horas, num espaço com todo o aparato público.
Ele acrescentou dizendo que são várias as questões e demandas municipais, mas é necessário estar de acordo com os recursos orçamentários disponíveis. Como outros aspectos, falou na área da saúde, nos espaços públicos que necessitam de revitalização.
Finalizando, ele afirmou que o agente público sempre é muito questionado e é necessário agradecer a quem se despede do mandato, assim como ele torce que o próximo prefeito possa realizar muitas coisas e que todos possamos ser felizes. Ele também parabenizou a todos os candidatos por terem participado da eleição.