Servidor da Comarca de Arcos recebe homenagem do Judiciário

Wener Silva é gerente da Contadoria; segundo Drª Vanessa Trage, ele é um destaque no meio de servidores excepcionais

Servidor da Comarca de Arcos recebe homenagem do Judiciário
Fotos: Daniela Araújo Fotografias

A tradicional solenidade bienal de Entrega da “Medalha Desembargador Hélio Costa” foi realizada, na Comarca de Arcos, na noite de 6 de dezembro.


O homenageado foi o formiguense Wener Gláucio da Silva, gerente da Contadoria, que ingressou no serviço público em 1998, estando na Comarca de Arcos há aproximadamente 25 anos.  


A medalha foi entregue pela juíza VanessaTorzeczki Trage, Diretora do Foro da Comarca de Arcos. Ela cumprimentou o homenageado em nome de todos os servidores, terceirados e estagiários da Comarca de Arcos e demais presentes. 
Segundo relatou Drª. Vanessa, a comenda foi criada no ano de 1995, para aproximar o Judiciário da Sociedade. É destinada a agraciar aqueles que prestam ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local. “O agraciado é eleito entre aqueles que, possuidores de conduta ilibada, mais se destacaram na contribuição para a realização da justiça no âmbito de cada Comarca”.


Ao referir-se a Wener Silva, a juíza disse: “No exercício de suas funções, é cuidadoso e responsável. Trata os colegas, advogados e partes com carinho e atenção. Além das funções na distribuição, o servidor, há anos, também é responsável pelo auxílio do magistrado diretor do foro na correição dos cartórios extrajudiciais, função que exerce com maestria. Além disso, Wener é sempre muito prestativo e solícito, sempre disposto a ajudar na solução de problemas, mesmo que nenhuma relação guarde com suas funções”.  


A juíza destacou que todo o corpo de servidores do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) é muito capacitado e eficiente, o que ela pôde perceber não apenas na Comarca de Arcos, mas em todas as outras por onde passou. “Wener é um destaque no meio de servidores excepcionais, o que torna essa homenagem à sua pessoa ainda mais especial”.
Durante seu discurso, o homenageado disse que, mesmo não morando em Arcos, é muito grato à cidade, assim como ao Tribunal de Justiça. “Nunca morei em Arcos, vou [para Formiga] e volto há 25 anos, mas, aqui, tive grandes oportunidades. [...] Sou grato ao Tribunal de Justiça. [...] Divido a homenagem com os meus colegas serventuários”. Ele também falou da gratidão a Deus.  

Carreira 

Wener tem 53 anos de idade e 29 anos de carreira. É graduado em Biblioteconomia e em Direito. É pós-graduado em Direito Civil, Direito Público, Direito Processual, Direito Penal, Organização Judiciária de MG e Mestre em Direito; foi professor da PUC Minas em Arcos.


Foi aprovado no Concurso do TJMG em 1992, tomando posse na Comarca de Itapecerica/MG, onde ficou por cinco anos. Foi removido para Comarca de Arcos em 1998 onde permanece até então, ficando como Escrevente Judicial na Vara Única e, em seguida, Escrivão Judicial. Após instalação da 2ª Vara, assumiu a Escrivania até 2010, sendo promovido como Gerente de Contadoria, permanecendo até a presente data.



Desembargador Hélio Costa

Resumo do texto enviado CCO pelo setor de Administração da Comarca de Arcos:

O Desembargador Hélio Costa (1914 a 2011) era mineiro de Sabará. Cursou Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1940, ingressou na magistratura mineira como Juiz Municipal de Inhapim, sendo nomeado, por concurso, Juiz de Direito de Itamarandiba. Serviu, em seguida, nas Comarcas de Abre Campo (1946), Araçuaí (1954), Patos de Minas (1956) e Itapecerica (1957), antes de ocupar a 6ª Vara Cível de Belo Horizonte, em 1959.

Juiz substituto de segunda instância, em 1964 foi promovido a Desembargador, por merecimento, tomando posse na 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Ocupou diversos cargos de destaque na carreira jurídica. Atuou sempre com brilhantismo, colocando sua inteligência e sólido saber jurídico a serviço da causa pública. Aposentou-se no Tribunal de Justiça em 14 de março de 1984.