Setor de serviços tem o maior número de empresas em Arcos

Na sequência está o Comércio, sendo a maioria varejista

Setor de serviços tem o maior número de empresas em Arcos
Foto: studiogtock em Free Vector

Ao consideramos o ano 2022, havia em Arcos o total de 5.396 empresas, sendo 2.912 de Serviços, 1.370 no Comércio, 1.078 industriais e 36 no setor  Agribusiness.

Em relação às unidades prestadoras de serviços, a maior parte foi classificada como “Serviços em geral” (1.351); em 2º lugar, Transportes (475); em 3º lugar, Alimentação (324).  Também aparecem na relação:  Serviços de Saúde, Educação, Administração Pública, Correios e outras atividades de entrega, Alojamento, Reparação de Veículos, Atividades Financeiras, Agências bancárias e Serviços em Geral. 

Quanto aos comércios, a maioria foi descrito como varejista (1.249) e os demais (121), atacadistas. Não foram divulgadas outras informações detalhadas sobre o Comércio.

No que se refere às indústrias, a maioria delas (660) foram descritas como “indústrias em geral”; em 2º lugar, Construção (352); em 3º, as extrativas (50). Também apareceram na relação: Reciclagem (12) e Prod/Dist.Eletr/Gás/Água (4). 

Não há detalhamento das empresas do setor  Agribusiness.

Arcos segue o padrão nacional. No Brasil, entre as companhias ativas em 2022, quase metade (11,6 milhões) eram de atividades relacionadas a Serviços; seguidas pelos segmentos de Comércio, com 5,4 milhões; e Indústrias, 3,4 milhões. Agribusiness, o único setor em crescimento, contou com mais de 764 mil estabelecimentos.

Esses dados foram divulgados pela IPC Marketing Editora, de São Paulo, que publica, anualmente, a pesquisa IPC Maps, com dados sobre cada um dos municípios do Brasil.

Os números da edição de 2022 foram atualizados em março de 2023, com a divulgação recente de dados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

A pesquisa IPC Maps considera os meses de janeiro a dezembro do ano corrente. Trata-se do potencial (projeção) de consumo do ano vigente, com base em dados oficiais.