TCE debate sobre metodologias de Gestão de Conhecimento

TCE debate sobre metodologias de Gestão de Conhecimento

Em clima de descontração, o Tribunal de Contas recebeu hoje, 07 de novembro, a palestra "Seu conhecimento é o seu legado: Oportunidades e Desafios da Gestão do Conhecimento no TCEMG", ministrada pelo professor Rodrigo Baroni de Carvalho. O evento faz parte da Política de Gestão do Conhecimento, publicado em junho de 2022.

O presidente do TCE mineiro, conselheiro Gilberto Diniz, contextualizou a história do programa dentro da instituição e afirmou que o conjunto de tecnologias "não é só registro do passado", mas também uma "porta para o futuro", destacou.

Gestão do Conhecimento é uma coleção de práticas e ferramentas que promovem a inovação, evitam o retrabalho, registram lições aprendidas, aceleram a aprendizagem e elevam a colaboração de uma equipe. O palestrante, Rodrigo Baroni, disse que a grande novidade do método é integrar "processos, pessoas e tecnologia". O doutor contou que estamos vivendo uma nova Revolução Industrial, porém em um cenário em que o trabalho das máquinas tem que ser vinculado ao do homem.

O professor destacou que o processo de Gestão de Conhecimento não é só sobre documentar as metodologias aplicadas em uma instituição, mas também, sobre "minimizar os impactos da descontinuidade administrativa; reduzir a perda de conhecimento por aposentação; preservar a memória organizacional; acelerar processo de aprendizagem dos novos concursados e servidores em remanejamento de função; identificar lacunas de capacitação em novos temas; documentar lições aprendidas em projetos; e apoiar a inovação", listou.

Ao final da apresentação, o professor falou sobre soluções que podem facilitar a implementação da Gestão do Conhecimento, como a valorização do Projeto Conhecer, programa que abre as portas do Tribunal de Contas para universitários e propor mecanismos de reconhecimento e recompensas a servidores, por exemplo.

Veja as fotos abaixo:

Palestra Gestão do Conhecimento

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Tribunal de Contas de MG