TJMG apoia a campanha "Janeiro Branco"

Jan 12, 2024 - 23:10
 0
TJMG apoia a campanha "Janeiro Branco"
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais aderiu à campanha, que acaba de entrar para o calendário nacional (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manifesta apoio ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional. Dedicada à promoção da saúde mental da população, a campanha, que tem caráter mundial, foi regulamentada pela Lei Federal nº 14.556 de 25 de abril de 2023 e só se tornou um marco oficial no calendário brasileiro agora em 2024.

Not---TJMG-participa-de-campanha-Janeiro-Branco-sobre-a-saude-mental1.jpg
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais aderiu à campanha, que acaba de entrar para o calendário nacional (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Durante todo o mês de janeiro serão veiculadas campanhas informativas e educativas com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidados em relação à saúde mental e emocional e para a promoção de hábitos e ambientes saudáveis. A iniciativa visa também a prevenção de distúrbios psiquiátricos, dependência química e suicídio.

Entre os sintomas que indicam riscos à saúde mental estão estresse, tristeza excessiva, variação extrema de humor, inquietação e pensamentos acelerados, tensão muscular, alteração do sono e desregulação do apetite.

Para o superintendente de saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, a campanha é de grande relevância, pois foi criada para alertar sobre os cuidados com a saúde mental. "É de extrema importância pensarmos na situação de bem-estar emocional e mental das pessoas. O Tribunal aderiu à campanha do Janeiro Branco com a ótica de trabalhar os transtornos emocionais, principalmente depressão e ansiedade, que estão crescendo muito no mundo ultimamente. Esses transtornos também provocam o absenteísmo, ou seja, as faltas ao trabalho. E esses transtornos são muito silenciosos, eles são capazes de afetar a pessoa sem ela saber que está sendo afetada. Por isso a importância da campanha".

Fatores e cuidados essenciais

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde mental como um estado de bem-estar emocional que permite às pessoas lidar com momentos estressantes, desenvolver habilidades próprias, ser produtivo e contribuir para a melhoria de sua comunidade.

De acordo com a OMS, a saúde mental sustenta as capacidades individuais e coletivas das pessoas para tomar decisões, estabelecer relações e moldar o mundo, sendo um direito humano fundamental e um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconômico.

Not---Saude-mental.jpg
Entre os cuidados recomendados estão o relaxamento e realizar ações prazerosas para o corpo e mente (Crédito: Imagem Ilustrativa)

Segundo a entidade, fatores psicológicos e biológicos, como herança genética e consumo excessivo de substâncias, podem aumentar os riscos de desgaste mental. As condições que alteram a saúde psíquica incluem transtornos e deficiências psicossociais, bem como outros estados mentais associados a um alto grau de sofrimento, incapacidade funcional ou risco de comportamento autolesivo.

O Brasil, de acordo com a OMS, é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada, o que corresponde a 18,6 milhões de brasileiros. A entidade alerta que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá algum transtorno mental ao longo da vida, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), entre outros.

Ao apresentar algum sintoma, a recomendação é que a pessoa procure um profissional capacitado (psicólogo ou psiquiatra). O agravamento de alguns casos leva ao afastamento das tarefas profissionais, entre outros problemas.

Quem quiser saber mais do Janeiro Branco acesse o site oficial da campanha: http://www.janeirobranco.com.br.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG