TJMG apresenta avanços no Sistema de Depósitos Judiciais

Dez 18, 2023 - 23:40
 0
TJMG apresenta avanços no Sistema de Depósitos Judiciais
As primeiras entregas do sistema foram apresentadas ao presidente José Arthur Filho nesta segunda-feira (18/12) (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)


Not-1---Reuniao-Eduardo-Codo-Ferramenta-SIDEJUD.jpg
As primeiras entregas do sistema foram apresentadas ao presidente José Arthur Filho nesta segunda-feira (18/12) (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu nesta segunda-feira (18/12) com representantes da Diretoria Executiva de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin) e da Diretora Executiva de Informática (Dirfor), que apresentaram as entregas da primeira etapa de desenvolvimento do Sistema de Depósitos Judiciais (Sidejud). A ferramenta proporciona autonomia operacional ao TJMG, uma vez que a instituição pode gerenciar internamente os depósitos judiciais.

Segundo o presidente José Arthur Filho, a novidade representa mais uma ação inovadora do TJMG. "Essa entrega significa um divisor de águas para o Tribunal. Em breve teremos a nossa independência em relação aos depósitos judiciais, pois eles serão manuseados pelo próprio Tribunal. O que antes era terceirizado ao banco, agora será feito por nós. O TJMG é o primeiro tribunal do país a fazer este movimento, o que demonstra mais uma vez nossa cultura de inovação. Sou muito feliz por estar participando deste momento", afirmou.

De acordo com o diretor executivo de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin), Eduardo Codo, esta primeira entrega contempla desde a entrada dos recursos, em que o magistrado determina a formação do depósito via pix ou boleto, até a destinação final com a emissão do alvará de pagamento dos beneficiários. A novidade inclui também a fase do processamento, em que é possível fazer a gestão de subcontas do depósito judicial e da remuneração e movimentação de valores.

"Eu diria que hoje foi a entrega da espinha dorsal do projeto. Temos a expectativa de que daqui oito meses consigamos entregar o restante das funcionalidades desse sistema. Um dos grandes avanços é a conquista da autonomia. Teremos um salto na qualidade operacional dos depósitos judiciais", disse Eduardo Codo.

Presenças

Também participaram da reunião o superintendente administrativo adjunto de Governança, desembargador Marcos Lincoln; o superintendente de Tecnologia e Informação, desembargador André Leite Praça; o juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago Cabral; a diretora executiva de Informática (Dirfor) do Tribunal, Alessandra Campos; o responsável pela Coordenação de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas Judiciais da 2ª Instância (Cojud 2ª), Marcos Rodrigues Borges; a gerente financeira de depósitos judiciais da Dirfin, Viviane de Lima Cafaro; e a servidora da Dirfor Daniele Cristine de Sousa Ribeiro.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG