TJMG avalia uso do NatJus GPT em processos de saúde

TJMG avalia uso do NatJus GPT em processos de saúde
A reunião definiu pela criação de um grupo de trabalho que irá avaliar se o programa atende aos interesses do TJMG (Crédito: Euler
Not---Presidente-reuniao-de-Apresentacao-da-Ferramenta-ChatGPT-Nat-Jus._2.jpg
A reunião definiu pela criação de um grupo de trabalho que irá avaliar se o programa atende aos interesses do TJMG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, acompanhou, na terça-feira (6/2), a apresentação do NatJusGPT, ferramenta desenvolvida com o uso de inteligência artificial generativa aplicada à judicialização da saúde, que poderá futuramente ser adotada pelo TJMG. O objetivo da ferramenta não é produzir notas técnicas, mas oferecer subsídios disponíveis para a decisão dos magistrados.

A tecnologia reúne, entre outros, o banco nacional de Pareceres e Notas Técnicas do e-NAT-Jus (CNJ), NatJus (Núcleos de Apoio Técnico do Poder Judiciário), da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) e dos Pareceres Técnico-Científicos (PTC) elaborados pelas equipes técnicas dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS).

O NatJusGPT foi apresentado pelo superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago. Em janeiro deste ano, ele integrou uma comitiva do Judiciário mineiro que realizou uma visita técnica ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para conhecer o funcionamento da ferramenta.

"Viemos apresentar ao presidente José Arthur Filho o resultado de nossa visita ao TJPR e definimos nesta reunião pela criação de um grupo de trabalho que irá testar o programa e verificar se ele atende aos interesses da Justiça mineira. Pela experiência que vimos no Paraná, parece ser uma ferramenta muito boa, que irá agilizar a prestação jurisdicional na área do direito à saúde", afirmou.

O presidente José Arthur Filho disse que as novas tecnologias são bem-vindas, principalmente quando contribuem para soluções mais céleres e eficientes. "A tecnologia apresentada vai ao encontro da cultura da inovação, que é uma das marcas de nossa gestão. A ferramenta poderá auxiliar os médicos do NatJus a produzirem notas técnicas com mais segurança e agilidade", disse.

Not---Presidente-reuniao-de-Apresentacao-da-Ferramenta-ChatGPT-Nat-Jus._1.jpg
O presidente José Arthur Filho disse que o TJMG está atento às novas tecnologias para uma melhor prestação jurisdicional (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Presenças

Participaram também da reunião o superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça; os juízes auxiliares da Presidência Rodrigo Martins Faria e Marcela Maria Pereira Amaral Novais; a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Mariana de Lima Andrade; as médicas do NatJus do TJMG, Adriana Paula Vieira e Ilma Patrícia Machado; o coordenador do Núcleo de Robótica e Automação de Soluções e TIC (Nubot), Marcelo Sousa Neves; a gestora de projetos do Nubot Gabriela Rose Diniz; e o CEO da Studio 365, Hélio Sá Moreira.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG