TJMG e Assembleia Legislativa começam a preparar celebração do Dia Internacional da Mulher de 2024

TJMG e Assembleia Legislativa começam a preparar celebração do Dia Internacional da Mulher de 2024
Durante a reunião foram iniciadas as tratativas para o Dia Internacional da Mulher em 2024 (Crédito: Divulgação/TJMG)
not-desaEvangelinaDuarte-reuniao-Almg.jpg
Durante a reunião foram iniciadas as tratativas para o Dia Internacional da Mulher em 2024 (Crédito: Divulgação/TJMG)

A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, participou nesta segunda-feira (13/11) de reunião virtual com a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede) para tratar da atuação do Sempre Vivas, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2024.

O "Sempre Vivas" é uma iniciativa da Assembleia , por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com coletivos, entidades e órgãos, com o objetivo de promover debates e iniciativas voltadas para o combate da violência doméstica. Esta foi a primeira reunião para iniciar os preparativos para a celebração, e outra já está marcada para o próximo dia 22, às 14h, também com a presença da desembargadora Evangelina Duarte.

A desembargadora sugeriu que um dos painéis do evento aborde a prevenção da violência contra a mulher por meio da interiorização de grupos reflexivos, compostos por homens autores de violência doméstica. "Esta foi a primeira reunião para iniciarmos os preparativos para 2024, articulando os temas e as principais propostas", disse a magistrada.

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) foi criada no TJMG em 29 de setembro de 2011, a partir de determinação constante na Resolução 128/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No Estado de Minas Gerais, a Resolução 673/2011 normatiza o papel da Comsiv, que tem como função assessorar a Presidência do Tribunal, a 2ª Vice-Presidência e a Corregedoria-Geral de Justiça nos temas que envolvem a mulher em situação de violência doméstica e familiar.

Presenças

Além da desembargadora Evangelina Castilho Duarte e da deputada Ana Paula Siqueira, participaram da reunião representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Regional de Farmácia, Polícias Civil e Militar de Minas Gerais e outras parlamentares da Assembleia Legislativa.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG