TJMG faz visita ao TJPR para conhecer uso da inteligência artificial em processos de saúde


O superintendente de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Alexandre Quintino Santiago, realizou visita técnica, nesta terça-feira (23/1), ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), para conhecer o NatJusGPT, ferramenta desenvolvida com o uso de Inteligência Artificial aplicada à judicialização da saúde. A ferramenta reúne em arquivo virtual todas as informações já processadas pela Corte Paranaense relacionadas aos processos de saúde e elaboradas pelo Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NatJus), com o objetivo de agilizar a tomada de decisões judiciais.
Também participaram da visita técnica a juíza auxiliar da Presidência do TJMG Marcela Maria Pereira Amaral Novais; a médica do NatJus do TJMG Adriana Paula Vieira; e o servidor da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), Marcelo Neves. A comitiva mineira foi recebida pelo presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.
O desembargador Alexandre Quintino Santiago elogiou o NatJusGPT e disse que ele evita perda de tempo na produção de notas técnicas sobre temas já estudados e analisados.
"Viemos ao TJPR, a pedido do presidente José Arthur Filho, para avaliar a possibilidade do uso dessa ferramenta pelo TJMG, o que certamente trará para o tribunal mineiro mais agilidade nas notas técnicas, principalmente de temas conhecidos e discutidos. A tecnologia oferece segurança aos médicos que atuam no NatJus para gerar notas técnicas com mais rapidez e qualidade para os juízes de Minas Gerais", afirmou.
Segundo a juíza Marcela Novais, a plataforma NatJusGPT é intuitiva, possui interface amigável e pode ser um bom exemplo do uso de inteligência artificial para modernizar e facilitar os trabalhos no judiciário.
"Em razão da crescente judicialização das demandas de saúde, é importante que os tribunais invistam em ferramentas que possam dinamizar o processo de trabalho que envolve a consulta e produção de notas técnicas, tão importantes para dar subsídio e segurança às decisões judiciais", disse.
A médica Adriana Paula Vieira também ressaltou que a plataforma poderá ser muito útil para o TJMG. "A visita técnica ao TJPR foi muito produtiva. A forma de interação com a ferramenta é muito simples, as respostas muito satisfatórias, principalmente considerando os critérios de segurança que foram incluídos", afirmou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG