‘Toninho’, de Arcos, já conquistou 67 troféus e medalhas desde o ano passado

Antônio Miguel Emídio da Silva já joga há dois anos, como atacante da categoria de base do América Mineiro em Belo Horizonte e já é bicampeão da Copa do Brasil na categoria

‘Toninho’, de Arcos, já conquistou 67 troféus e medalhas desde o ano passado
Foto: Jornal CCO

Quando o Jornal CCO entrevistou Antônio Miguel Emídio da Silva, ele estava de malas prontas para ir à capital mineira para começar a jogar pela categoria da base Sub-10 de uma das maiores foças do futebol do estado: o América Futebol Clube. Agora, ele já passará para a ‘Sub-12’.

Encerrando a temporada de 2023, dentre outras conquistas: Antônio, que agora tem consolidado o apelido de ‘Toninho’, conquistou duas Copas do Brasil de Futebol de Campo na categoria Sub-11. Uma em cada semestre deste ano.



Toninho recebeu o CCO em sua casa, em Arcos, onde já está de férias, inclusive da escola. Ele começou a estudar no ‘Claretiano’ – colégio que fica no bairro de Lourdes, onde também está residindo. “Moro em BH e tenho minhas obrigações que são jogar futebol e estudar” – disse ele.

Mais conquistas

Ele conta que tudo está melhor a cada dia. “Mais conquistas, títulos pelo América, troféus e medalhas”.


Pela Copa do Brasil, competição que também acontece uma vez a cada semestre, em sua categoria, o time do América foi vencedor em duas de três participações. Em 2022, o América foi vice campeão e, em 2023, conquistou o bicampeonato vencendo nos dois semestres.

Toninho destacou que a competição do ‘IMEF’ (também chamado de ‘Mineiro’), na qual já têm três vice-campeonatos e uma medalha de artilheiro da competição acontece simultaneamente com a Copa do Brasil ao longo do primeiro semestre de competição, que vai de abril a julho e as competições se repetem no segundo semestre, de agosto a dezembro. “Há finais de semana em que há jogo da Copa do Brasil no sábado e, no domingo, tem partida do IMEF”.



Toninho é bem articulado e conhece o esporte, além das quatro linhas. Demonstrando sua compreensão e capacidade autocrítica, ele avalia que, ao longo desses dois anos, sua equipe deixou de ser campeã, especialmente da competição do IMEF, por detalhe.

Ele conta, orgulhoso, que, neste ano, focados na competição, conquistaram a Copa do Brasil no primeiro semestre, trazendo o título para o América. Repetindo a vitória no título, a equipe de Toninho, conquistou, invicta, a Copa do Brasil. Duas conquistas que considera as mais importantes até agora, em sua carreira.

Futebol 7 e Futsal

Além do futebol de campo no América, Toninho vem jogando futsal. “Estou jogando no Olímpico Clube, considerado um dos melhores times de futsal de BH, pelo qual já disputamos três competições”.

No futebol sete, ele faz parte de outra equipe chamada “Meninos do América” (MDA), um time criado pelos pais de alguns dos jogadores da base “americana”. Com o MDA, Toninho conquistou um título internacional, em São Paulo, a ‘IBERCUP’, na qual, além do título de campeão, conquistou a medalha de ‘artilheiro da série ouro’. No IBERCUP, Torneio Internacional de Futebol Infantil, Toninho tem outra conquista, aparecendo, inclusive no ‘álbum de figurinhas’ da competição.

Desde que está em BH, Toninho já conquistou 50 medalhas junto às equipes e 17 troféus individuais, incluindo disputas como convidado, por equipes do interior de Minas Gerais, tais como em Itatiaiuçú/MG. Além disso, destaque-se que ele disputou duas competições, com sucesso, pelas categorias Sub-13 e Sub-15.

Brazil Football descobre Toninho

Ele também conta que, morar em Belo Horizonte é muito diferente do Interior. “A gente não consegue parar um minuto”. Toninho também diz que foi descoberto pela Brazil Football, empresa de sucesso reconhecido e que está representando o jovem atacante arcoense.



Jogar futebol e estudar

Leandro Emídio, pai do Toninho que acompanhava a entrevista, destacou: “Ele tem treinamento cinco vezes por semana, na Base do América, e com o futsal na equipe do Olímpico, um dos melhores times de futsal de BH. Na ‘folga’, ele ainda tem um personal”. Orgulhoso, o pai diz que o menino já recebeu propostas de outros grandes times, mas que Toninho prefere permanecer no América. Leandro encerra: “Independente do aumento das exigências da carreira como atleta, o Antônio deve manter sua atenção nos estudos” – afirma Leandro Emídio, confirmando as duas ‘obrigações’ mencionadas por Toninho, no início da entrevista: jogar futebol e estudar.

Uma coisa é certa, a equipe do América Mineiro, da qual Toninho participa, vem trazendo títulos e alegrias ao clube e aos seus torcedores.

Texto: Nando Noronha

Confira mais fotos do craque ...